Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG cada vez mais comprometido com os produtores em São Joaquim

O Sindicato Rural, juntamente com o sistema FAESC/SENAR apresentaram nesta última sexta-feira (28) um dia de campo na propriedade do sr Ilson Castelo (Fazenda Serrinha), em São Joaquim, para a demonstração de técnicas de manejo de pastagem desenvolvido através do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em Pecuária de Corte.

A ATeG representa um salto na capacitação dos produtores rurais, pois os prepara para a condução das atividades agrícolas e pecuárias com uma visão empresarial e o emprego de avançadas técnicas de gestão e controle.

 

A Assistência Técnica Gerencial em Pecuária de Corte(ATEG), é um programa do sistema Faesc/SENAR e Sindicatos que veio para São Joaquim, hoje temos 32 sindicatos e São Joaquim está incluso num destes, e atendemos também mais de 100 municípios do Estado de Santa Catarina, são 1100 propriedades já assistidas e este ano vamos para 1500 propriedades. O ATeG veio para trazer o desenvolvimento da pecuária de corte para o produtor catarinense tendo em vista que Santa Catarina importa 50% da carne que consome, e somos livre de febre aftosa sem vacinação e temos estado sanitário diferente dos outros estados, então estamos trabalhando para produzir mais carne com mais qualidade. Além da pecuária ser uma paixão, se tem que tratar a pecuária como um negócio na área gerencial principalmente na produção de comida que é o maior gargalo da pecuária de corte e genética. Entendemos que é uma combinação de coisas, mas é importante salientar que temos aí técnicos muito bem preparados aqui em São Joaquim como o Bruno Zanete. Temos também o Luiz Henrique que é da empresa SIA que faz a supervisão técnica, que foi contratada para dar a supervisão técnica para o programa ATEG, é uma empresa de serviço de inteligência do agronegócio. Além disto nós temos um projeto de protocolo e IATF que fornecemos para os produtores rurais pecuaristas de corte onde obtivemos resultado no último ano(2018) aonde inseminamos 23 mil vacas com Índice de 79% prenhes positiva. Então aumentamos a produção e a qualidade destes animais, este é o objetivo do projeto que veio para Santa Catarina para desenvolver a pecuária de corte“. Comentou Marcos Pagani – Presidente do Sindicato Rural de São Joaquim.

O programa ATeG  é um programa que hoje contempla 45 pecuaristas no município de São Joaquim onde eles são atendidos mensalmente pelo técnico de campo. Atender e dar o suporte a condução da atividade da pecuária de corte e tornar cada vez mais os fazendeiros profissionais naquilo que fazem.

Nesta paisagem gostei sim com certeza hoje na nossa oficina técnica desta manhã, nós vimos pastagens de excelente manejo super bem plantadas. Pastagens que foram implantadas com plantio direto tiveram adubação adequada e na hora certa com certeza são pastagens que tem potencial produtivo muito acima da média de propriedades que não tem um trabalho de acompanhamento técnico continuado. Eu acho que o ATeG está tendo um sucesso grande no público atendido porque leva em consideração cada propriedade tem sua realidade tem seus desafios e seus objetivos, então quando levamos técnicos de Campo para atuar e customizar a técnica para cada propriedade o sucesso e o resultado vai aparecer“. Concluiu Luis Henrique Correia – Supervisor Técnico do Programa ATeG (Empresa SIA)

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.