Agricultor abre tenda de produtos orgânicos sem vendedor na Serra Catarinense ‘Apostamos na honestidade’

Verginio Moretti montou iniciativa em Bom Retiro (SC) — Foto: Verginio Moretti/ Arquivo Pessoal

Confiança! tenda que vende produtos agroecológicos sem atendente foi aberta no início de janeiro deste ano na BR-282 em Bom Retiro, na Serra catarinense.

A iniciativa, chamada de “Doutor Honesto”, foi realizada após o agricultor familiar Verginio Moretti perceber que não conseguiria cuidar da tenda e desempenhar suas atividades no campo.

“Às vezes, a barraca ficava fechada, sem ninguém para tocar, e como contratar um funcionário gera um custo muito alto, resolvi abrir sem atendente. Nas minhas andanças por aí, vi experiências que deram certo, e sempre tive vontade de abrir uma tenda assim”, conta o agricultor familiar Verginio Moretti.

O agricultor familiar Verginio Moretti, conta decidiu iniciar o ano colocando em prática o plano de comercializar a sua produção orgânica e agroecológica sem atendentes, na base da confiança. No dia 2 de janeiro ele iniciou a operação.

“Estou há 20 anos da produção de orgânicos; nesse nosso modo de vida, apostamos muito na honestidade das pessoas”, afirma o idealizador do projeto.

Moretti conta que há mais de 20 anos produz frutas orgânicas em seu sítio e tem parceria com uma cooperativa para manter a diversidade dos produtos comercializados na barraca, que fica em na propriedade da família.

O empreendimento, segundo o agricultor, foi um sucesso e a iniciativa tem recebido elogios e a adesão da comunidade.

“Recebo muitas famílias e consumidores conscientes que, inclusive, estão ajudando com a divulgação. Até agora, nenhuma experiência negativa”, comemora.

A tenda ao lado da rodovia chamou a atenção do turista gaúcho Ronaldo Kuhn. Ele diz que parou na barraca do “Doutor Honesto”, porque costuma incentivar esse tipo de prática. “Já vi experiências assim inclusive nos EUA”, disse.

Tenda funciona nas margens de rodovia em Bom Retiro (SC) — Foto: Verginio Moretti/ Arquivo Pessoal

O casal de turistas, André e Rosane da Silva, passou pelo local. Ambos disseram que já conheceram iniciativas semelhantes em outros locais do país e parabenizaram o agricultor pela iniciativa.

“A pessoa honesta vai comprar e deixar o valor que está estipulado. É muito importante para a região esse tipo de projeto, principalmente porque são produtos orgânicos, e a gente sabe o quanto é sofrido ter esses alimentos à disposição”, disse o turista.

Com informações: G1

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.