FRIO HISTÓRICO EM MARÇO DE 2012

HISTÓRICA ONDA DE FRIO DE MARÇO DE 2012

 

Em geral março ainda é verão climaticamente falando em quase toda SC, somente nas áreas altas do oeste e planaltos é que o outono/clima começa a dar o ar da graça, na primeira quinzena nas áreas mais altas, acima dos 1200/1300 m, mas na região de S.Joaquim e no decorrer da segunda quinzena nas outras áreas altas acima dos 700/900 m e nas outras áreas de fins de março a primeira quinzena de abril é começa a instalar o outono clima.

Neste ano o outono/clima chegou mais cedo na maior parte de SC, junto com o calendário, a qual define como outono burocrático!.

 

A massa de ar polar que atingiu o sul do Brasil foi totalmente atípica pela intensidade, extremamente forte, e pelo deslocamento tipicamente de pleno inverno, pois foi muito continental, se centro foi até o norte da Argentina e depois passou por cima de SC e RS, algo raríssimo em março, pois março marca o final do verão climático e nesta época o centro das massas frias, em geral, passa pelo Uruguai ou sul do RS e raramente avançam pelo norte da Argentina e oeste da região sul do Brasil.

 

Desde o dia 20/21 de março a Climaterra começou a alertar sobre intensa onda de frio para o fim do de março, do dia 22/23 já alertávamos que poderia ser histórica e que veio a confirmar mais tarde.

 

Tivemos a quebra de recordes de mínima em março em diversas estações conforme a lista abaixo.

 

Recordes absolutos

 

Lages; 2,3°C recorde/ 85 anos de dados.

Itapiranga; 6,2°C recorde/ 77 anos de dados.

Campos Novos; 3,9°C recorde/ 73 anos de dados.

Indaial; 9,7°C recorde/ 52 anos de dados.

São Miguel do Oeste; 7,2°C recorde/ 43 anos de dados.

Videira; 1,4°C recorde / mais de 36 anos de dados.

Ituporanga; 4,6°C recorde/ 26 anos de dados.

Rio do Campo; 3,8°C recorde/ 26 anos de dados.

Lebon Régis; 3,0°C recorde/ 22 anos de dados.

Itajaí; 11,0°C recorde/ mais de 20 anos de dados.

Ponte Serrada; 2,2°C recorde/ mais de 15 anos de dados.

S.Joaquim/Climaterra; 1,3°C recorde/ 14 anos de dados.

 

Marcas significativas

 

Florianópolis/Inmet; 11,9°C segunda mais baixa em 101 anos. Também teve dois dias seguidos com mínimas abaixo dos 14,0°C, possivelmente só em 1976 é que pode ter ocorrido algo assim.

Chapecó; 6,4°C segunda menor temperatura da estação em março, mais de 50 anos de dados.

Itapiranga; além de ter quebrado o recorde de mínima, teve três dias seguidos com mínimas abaixo de 8,0°C, sequência mais baixa já registrada em março em 77 anos.

S.Joaquim; teve a segunda menor temperatura em março com 1,5°C em 58 anos de dados.

Urussanga; teve a menor temperatura desde 1976 com 8,0°C

Araranguá; ficou a 0,7°C do recorde do mês, registrou 8,3°C.

S.Joaquim teve três geadas seguidas em março, no período de 1955/2011, só em 2004 é que teve três dias seguidos com formação de geada.

 

Com os dados a acima podemos dizer que foi a onda de frio mais forte a atingir o mês de março em muitas décadas, com certeza fica entre os dois mais fortes em 100 anos.

A temperatura média em março ficará em torno do normal, em algumas cidades a média do mês fechará com anomalia negativa e em outras com anomalia positiva, longe de ser um mês frio, teve sim uma onda de frio histórica. Outro detalhe foi a grande diferença entre há primeira quinzena e a última, na primeira o forte calor predominou e na segunda teve uma boa redução na temperatura, em S.Joaquim de uma anomalia acima de 2,0, irá fechar o mês com quase 1°C abaixo do normal!

 

Fonte; Inmet, Epagri, Climaterra, Sr. Wolfgang Lengert.

 

 

4 COMENTÁRIOS

  1. Coutinho, admiro seu trabalho e parabenizo pelos informativos postados no twitter e em seu site.

    Sei que muitos já devem ter feito esta pergunta a você, mas, a forte onda de frio que houve no final de março pode servir como parametro para o inverno de 2012? em outras palavras, o inverno de 2012 terá temperaturas mais baixas do que o normal ?

    ou então, comparado a 2011, há alguma previsão, ainda que precoce, que seja mais frio?

    creio que ainda seja cedo para termos dados mais concretos, mas presumo que você já tenha algum palpite a respeito deste inverno..

    um abraço.

  2. Porque a Epagri-Ciram não considerou os valores de mínima de 30 março de 1964 que marcou 0,3 em São Joaquim como a menor mínima já registrada em São Joaquim,eles disseram que a estação que marcou 0,3 foi fechada e outra funciona no lugar da anterior,você tem conhecimento dessa antiga estação onde ela funcionava.

    • ERNANI, MELHOR PERGUNTAR PARA ELES. PREFIRO ANALIZAR OS DADOS COMPLETOS. ASSIM COMO O PORQUE DE COLOCAR “MARÇO MAIS FRIO DOS ÚLTIMOS ANOS”, ORAS BOLAS, MARÇO FICOU NA MÉDIA OU UM POUCO ABAIXO DA MÉDIA, LONGE, MUITO LONGE DE SER FRIO, ONDA DE FRIO FORA DO PADRÃO, AÍ SIM, ESTARIA CORRERTO. MESMA COISA O VERÃO (DEZ A MAR) FOI NA MÉDIA AMENO, DOS 120 DIAS TEVE ENTRE 40/50 COM CALOR FORTE OS OUTROS FORAM DE NORMAL A FRIO. SÓ NO OESTE O CALOR PREDOMINOU NESTE VERÃO.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.