in

INVERNO 2012 EM SC.

TENDÊNCIA DO CLIMA PARA O FIM DO OUTONO E INVERNO 2012 EM SC.

O OUTONO, CLIMATICAMENTE FALANDO, ENTRA NA RETA FINAL ENTRE FINS DE ABRIL COMEÇO DE MAIO NAS ÁREAS ACIMA DOS 900/1000 M E NO FIM DE MAIO/COMEÇO DE JUNHO NAS OUTRAS REGIÕES DE SC.

NESTE ANO O OUTONO ESTÁ TERMINANDO UM POUCO MAIS CEDO NA REGIÃO DE S.JOAQUIM E ATINGE O ÁPICE NAS OUTRAS ÁREAS E LOGO ENTRARÁ NA RETA FINAL DA ESTAÇÃO, QUE É A MAIS CURTA DE TODAS, EM GERAL DURA DE 40 A 50 DIAS.

TEVE UMA FORTE ONDA DE FRIO NO FIM DE MARÇO, COM QUEBRA DE RECORDES DE MÍNIMA, VOLTOU A ESQUENTAR E RETORNOU COM FRIO MAIS CONSTANTE DO DIA 20 DE ABRIL EM DIANTE, TANTO QUE ABRIL, QUE ESTAVA BEM ACIMA DA MÉDIA, ACABARÁ FICANDO EM TORNO OU UM POUCO ABAIXO DA MÉDIA EM TERMO DE TEMPERATURA. NA CHUVA MANTEVE O QUADRO DE POUCA CHUVA, APENAS NO FINAL DE ABRIL É TEVE UM EPISÓDIO SIGNIFICATIVO E QUE AJUDOU A AMENIZAR BEM A ESTIAGEM, MENOS NO LITORAL SUL ONDE CHOVEU POUCO.

COMO O PADRÃO DO PACÍFICO (TEMPERATURA DA SUPERFÍCIE DO OCEANO) MUDOU DE LA-NINA PARA NEUTRALIDADE E COM TENDÊNCIA A EL-NINO NOS PRÓXIMOS MESES, TEREMOS NES FINAL DE OUTONO E DECORRER DO INVERNO;

TEMPERATURA ENTRE A MÉDIA OU ABAIXO DA MÉDIA, MAIOR CHANCE DE TER UM INVERNO, MAIO/JUNHO/JULHO COM MAIOR PREDOMÍNIO DO FRIO E AGOSTO E SETEMBRO MAIOR ALTERNÂNCIA DE FRIO/CALOR MAIS EXTREMADOS. NESTES PRÓXIMOS TRÊS MESES O FRIO TENDERÁ A PREDOMINAR COM ALGUNS INTERVALOS DE MODERADA A FORTE INTENSIDADE, INTERVALOS CURTOS DE CALOR, ALGUNS DIAS, ENTRE UMA ONDA DE FRIO E OUTRA, PICOS DE UM OU DOIS DIAS DE MÁXIMAS ELEVADAS PODEM ACONTECER. ESPERA-SE DE DUAS A QUATRO ONDAS DE FRIO BEM SIGNIFICATIVAS AO LONGO DE TODO O INVERNO COM MÍNIMAS BEM BAIXAS, ATÉ PRÓXIMO OU INFERIOR A MARCAS HISTÓRICAS DA ESTAÇÃO.

DE MAIO EM DIANTE ENTRAREMOS NO PERÍODO DE GEADAS MAIS FREQUENTE E INTENSAS, MAIS AMPLAS COM MENOR CHANCE NO LITORAL E BAIXO VALE DO RIO ITAJAÍ, DE JUNHO EM DIANTE JÁ TERÁ RISCO TAMBÉM NAS ÁREAS QUENTES DE SC. UM OU DOIS EPISÓDIOS DE GEADA SIGNIFICATIVA NO LITORAL PODERÁ TER NESTE INVERNO, AFETANDO AS CULTURAS DE CLIMA MAIS QUENTE.

A ESTIAGEM AOS POUCOS IRÁ ACABANDO EM SC, MAIO COMEÇARÁ A RECUPERAR E DE JUNHO EM DIANTE O QUADRO JÁ PODERÁ ESTAR NORMALIZADO OU QUASE NORMALIZADO EM TODO O ESTADO. A CHUVA TENDE A FICAR DENTRO DA MÉDIA COM ALGUMAS OSCILAÇÕES PARA MAIS OU MENOS EM ALGUNS PONTOS DE SC, JUNHO EM DIANTE A CHUVA TENDE A FICAR ACIMA DA MÉDIA, ESPECIALMENTE DE JULHO PARA FRENTE. NUM RESUMO; INVERNO COM TENDÊNCIA A SER FRIO E ÚMIDO EXIGINDO UM BOM ACOMPANHAMENTO.

EVENTOS EXTREMOS MAIS ACENTUADOS (TEMPORAIS, VENTANIAS, GRANIZO E CHUVA INTENSA), TRAZENDO TRANSTORNOS E PREJUÍZOS AO ESTADO SEMPRE PODEM ACONTECER, COM MAIOR INTENSIDADE AO LONGO DO INVERNO/PRIMAVERA.

PARA A FRUTEIRAS DE CLIMA TEMPERADO O INVERNO TEM BOA CHANCE DE SER MUITO BOM ATÉ COMEÇO DE AGOSTO, DEPOIS , DEVIDO A ALTERNÂNCIA DE FRIO/CALOR, PODERÁ TRAZER RISCOS COM GEADA INTENSA EM ÉPOCA ERRADA (FLORADA E FRUTIFICAÇÃO, EM FINS DE AGOSTO/SETEMBRO). PARA AS CULTURAS DE INVERNO ANUAIS; TRIGO, ALHO, CEVADA, ETC O EXCESSO DE UMIDADE PODERÁ SER O MAIOR PROBLEMA.

EM RELAÇÃO ÀS VENDAS DE ARTIGOS DE INVERNO, O CLIMA ESTARÁ BEM FAVORÁVEL, MAS É BOM TER CAUTELA EM FUNÇÃO DA FALTA DE DINHEIRO DA POPULAÇÃO E O RISCO DE ALGUNS PERÍODOS CURTOS DE CALOR DURANTE O INVERNO.

NO TURÍSMO DO FRIO, NA SERRA, O QUADRO COMEÇA A MELHORAR DE AGORA EM DIANTE COM A VOLTA DAS GEADAS E O RISCO DE NEVE, EM GERAL OCORRE EM 5/7 DIAS/ANO E MAIS CHANCES NA PARTE MAIS ALTA DO PLANALTO SUL E MAIS ESPORÁDICO NAS OUTRAS REGIÕES.

Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comments

0 comments

Previsão do tempo para sábado, domingo e segunda-feira, dias 28,29 e 30/04/2012

Previsão do tempo para terça e quarta-feira, dias 01 e 02/05/2012