in

PRIMAVERA 2012 E VERÃO EM SC

20:38:59  21-10-2012

 

TENDÊNCIA DO CLIMA PARA O DECORRER DA PRIMAVERA 2012 E VERÃO EM SC

 

TIVEMOS A ENTRADA BEM ANTECIPADA DA PRIMAVERA (CLIMÁTICA), EM MEADOS DE AGOSTO, RARO DE ACONTECER, SENDO BEM QUENTE O MÊS DE AGOSTO E UM POUCO ACIMA DA MÉDIA EM SETEMBRO (QUENTE NA PRIMEIRA QUINZENA E FRIO NA SEGUNDA). OUTUBRO COMEÇOU QUENTE E DEPOIS O FRIO RETORNOU, ALTERNADO COM CALOR, SITUAÇÃO TÍPICA DA PRIMAVERA. UMA FORTE ONDA DE FRIO ENTRE OS DIAS 25 A 28 DE SETEMBRO PROPORCIONOU A QUEDA DE NEVE EM 2 DIAS, 25 E 26, NA ÁREA URBANA DE SÃO JOAQUIM/SC, URUPEMA/SC, BOM JARDIM DA SERRA/SC, BOM JESUS/RS, SÃO JOSÉ DOS AUSENTES/RS E SÃO FRANCISCO DE PAULA/RS. TEMPERATURAS ENTRE 0/-5°C EM DIVERSAS REGIÕES DE SC, ALÉM DA NEVE TIVEMOS A GEADA NEGRA (“GEADA DE VENTO”) E A BRANCA (QUANDO TEM FORMAÇÃO DE GELO SOBRE A SUPERFÍCIE DE QUALQUER OBJETO EXPOSTO AO AR LIVRE), OCASIONARAM GRANDES PREJUÍZOS NA FRUTICULTURA, CULTURAS DE INVERNO E NO PLANTIO MAIS CEDO DAS CULTURAS DE VERÃO (MILHO E FEIJÃO). NESTA ONDA DE FRIO QUEBROU O RECORDE DE MÍNIMA PARA FINAL DE SETEMBRO EM S.JOAQUIM (-3,1°C, ERA -2,6°C EM 1980), CREIO QUE DIVERSAS CIDADES DE SC TIVERAM A MÍNIMA MAIS BAIXA NO FINAL DE SETEMBRO EM MUITAS DÉCADAS.

EM TERMOS DE GEADA, REGIÃO DE S.JOAQUIM/URUPEMA/BOM JARDIM JÁ FORAM REGISTRADOS 86 DIAS COM GEADA ATÉ O DIA 20 DE OUTUBRO (A MÉDIA DO ANO É 70/80 DIAS NESTA REGIÃO) E QUATRO DIAS COM NEVE, BEM FRACA E ISOLADA, DIAS 7 E 8 DE JULHO FORA DAS ÁREAS URBANAS DO TOPO DA SERRA/SC E NOS DIAS 25/26 ATINGINDO AS ÁREAS URBANAS DE URUPEMA, S.JOAQUIM E BOM JARDIM DA SERRA. NO GERAL FOI  UM INVERNO COM FRIO TÍPICO ATÉ O COMEÇO DE AGOSTO, DEPOIS ENTROU A PRIMAVERA, CLIMÁTICA, DE MANEIRA BRUSCA, SENDO UM DOS INVERNOS MAIS CURTOS NA SERRA E EM SC, NO GERAL SECO.

A PRIMAVERA, QUE COMEÇOU, CLIMATICAMENTE FALANDO, DE 30 A 40 DIAS MAIS CEDO, PODERÁ AVANÇAR DENTRO DO VERÃO CLIMÁTICO, MEADOS DE NOVEMBRO/COMEÇO DE DEZEMBRO, CONTINUANDO A ALTERNAR PERÍODOS CURTOS DE FRIO MAIS FORTE E ALGUNS INTERVALOS DE CALOR MAIS INTENSO, ESPECIALMENTE DE NOVEMBRO EM DIANTE. AINDA PODEREMOS TER FRIO SIGNIFICATIVO EM NOVEMBRO, MENOR RISCO, DEZEMBRO, ESPECIALMENTE NAS ÁREAS ACIMA DOS 800/1000 m. AINDA TERÁ RISCO DE GEADA COM ALGUM POTENCIAL DE DANOS (MAIORES CHANCES ACIMA DOS 1000 m). NO GERAL A PRIMAVERA TENDE A FICAR EM TORNO DA MÉDIA, MARCADA POR EXTREMOS MAIS ACENTUADOS.

O VERÃO COMEÇARÁ A DAR SINAIS ENTRE FINAL DE NOVEMBRO OU MEADOS DE DEZEMBRO,QUANDO COMEÇA A TER PERÍODOS MAIORES DE CALOR TAMBÉM DE MADRUGADA, COM TENDÊNCIA A ENTRAR DEFINITIVAMENTE NO DECORRER DE DEZEMBRO EM DIANTE, UM POUCO DE ATRASADO EM RELAÇÃO À MÉDIA. EM SC O VERÃO, CLIMATICAMENTE FALANDO COMEÇA NO DECORRER DA SEGUNDA QUINZENA DE NOVEMBRO NA MAIOR PARTE DO ESTADO E MEADOS DE DEZEMBRO NAS ÁREAS MAIS ALTAS.

ATÉ O MOMENTO A TENDÊNCIA É DE UM VERÃO, NA SOMA DOS 4 MESES, DEZEMBRO A MARÇO, ENTRE NORMAL OU UM POUCO MAIS AMENO, PODERÁ SER MAIS CURTO, PORÉM MARCADO POR 1 A 3 PERÍODOS (VÁRIOS DIAS SEGUIDOS, 5/10 DIAS) DE INTENSO CALOR (MÍNIMAS E MÁXIMAS BEM ELEVADAS) E 1 A 3 PERÍODOS CURTOS (2/4 DIAS) DE FRIO MAIS FORTE QUE O HABITUAL, ESPECIALMENTE NAS ÁREAS ALTAS COM PEQUENA CHANCE DE GEADA ISOLADA ACIMA DOS 1200/1300 m DURANTE O VERÃO CLIMÁTICO.

 A PRECIPITAÇÃO TENDE A FICAR EM TORNO DO NORMAL NA SOMA DE OUTUBRO/NOVEMBRO/DEZEMBRO, PORÉM COM DISTRIBUIÇÃO IRREGULAR, VOLTA A TER RISCO DE ALGUNS PERÍODOS DE VÁRIOS DIAS (ACIMA DE 8/12) DE POUCA A NENHUMA CHUVA TANTO NO RESTO DA PRIMAVERA COMO DURANTE O VERÃO, ACENDENDO O SINAL DE ALERTAPARA A SAFRA DE VERÃO EM SC (RISCO DE PERDA DE PRODUTIVIDADE OU MESMO PERDAS MAIS SIGNIFICATIVAS EM DIVERSOS PONTOS DO ESTADO). O RISCO DE ESTIAGEM COM POTENCIAL DE DANOS NÃO PODE SER DESCARTADO NESTA SAFRA. ATÉ AGORA O VOLUME DE CHUVA EM 2012 ESTÁ BEM ABAIXO DO REGISTRADO NO ANO DE 2011, ESTE É O PRINCIPAL FATOR DE PREOCUPAÇÃO PARA O BOM ANDAMENTO DA SAFRA EM 2012/2013.

MANTÉM A TENDÊNCIA DE TEMPO SEVERO EM ALGUNS DIAS DURANTE O DECORRER DA PRIMAVERA E VERÃO DE 2012/2013 MAIOR QUE O HABITUAL, ATÉ O MOMENTO O RS JÁ VEM SENTIDO ESTES EFEITOS, MAIS QUE EM SC. MONITORAR É A NORMA NESTE PERÍODO, POIS AINDA TEREMOS A ENTRADA DE MASSAS FRIAS COM MAIS INTENSIDADE E ESTE CONTRASTE DE FRIO/CALOR GERA TEMPORAIS FORTES, NO DECORRER DO VERÃO PASSA A SEREM MAIS COMUNS OS TEMPORAIS DE FIM DE TARDE.  MUITA ATENÇÃO NOS BOLETINS DIÁRIOS DA PREVISÃO DO TEMPO.

ALGUM RISCO COM ABASTECIMENTO (ÁGUA) NAS CIDADES DO INTERIOR DE SC, POIS QUALQUER PERÍODO MAIOR QUE 15 DIAS SEM CHUVA JÁ SERÁ PROBLEMÁTICO EM VIRTUDE DO DÉFICT ACUMULADO ATÉ AGORA.

EM RELAÇÃO ÀS VENDAS DE ARTIGOS DE VERÃO, O TEMPO COMEÇARÁ A SER BEM MAIS FAVORÁVEL DE DEZEMBRO EM DIANTE, ASSIM COMO O TURÍSMO DE VERÃO.

AGRICULTURA

AINDA TERÁ RISCO DE 1 A 3 EPISÓDIOS DE FRIO MAIS INTENSO QUE O NORMAL POR 2 A 4 DIAS SEGUIDOS ATÉ MEADOS DE DEZEMBRO, QUE PODE RÁ PREJUDICAR O BOM ANDAMENTO DAS CULTURAS DE VERÃO EM TERMOS DE DOENÇAS E ATÉ COM RISCO DE GEADA NAS ÁREAS ACIMA DOS 1000 m.

O RECOMENDÁVEL É ESCALONAR O PLANTIO DAS CULTURAS DE VERÃO E DIVERSIFICAR AS VARIEDADES, EVITANDO POSSÍVEIS PREJUÍZOS COM A FALTA DE CHUVA NOS PERÍODOS CRÍTICOS (FLORADA E ENCHIMENTO DOS GRÃIOS).

NAS CULTURAS DE INVERNO A TENDÊNCIA PARA A COLHEITA É DE TER ALGUM RISCO DE OUTUBRO E MEADOS DE NOVEMBRO COM A CHUVA E MAIS FAVORÁVEL ENTRE MEADOS DE NOVEMBRO E DEZEMBRO.  

OBS; EVENTOS EXTREMOS PODEM ACONTECER, FICAR ATENTO A PREVISÃO DO TEMPO DIÁRIA

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Comments

Leave a Reply
  1. Coutinho então quer dizer que vamos ter uma nova la ninã?? ahhh não! denovo não! outro verão com pouca chuva! desse jeito as estiagens vão acabar com as plantações do nosso estado! e o que dizer sobre novembro em matéria de temperatura???? Tenha um boa noite!!

  2. Vcs falam la nina estiagem , ano passado foi de la nina e teve uma das maiores enchentes em 25 anos na cidade de Brusque , Dava para explicar isso. ( e acho que so vc consegue )

    • LUZ, A ENCHENTE OCORREU JÁ SOB UM QUASE EL-NINO, E LA-NINA NÃO QUER DIZER SECA APENAS, SIM MÁ DISTRIBUIÇÃO DE CHUVA, TEM CHEIA TANTO E LA COMO EL.

  3. coutinho nessa pagina voce colocou uma obs para eventos extremos,que tipos de eventos sao esse,e algo fora do normal para essa epoca do ano

    • ZELLMMAA, EVENTO EXTREMO ; CHUVA INTENSA, TEMPORAIS FORTES, VENTANIA ACIMA DO NORMAL, COISAS DO GÊNERO QUE OCORREM INDEPENDENTE DE QUAL FENÔMENO GLOBAL QUE TIVER ATUANDO.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comments

0 comments

Previsão do tempo para os dias 20,21 e 22 de outubro de 2012

Previsão do tempo para o dia 24 de outubro de 2012