ALERTA DE CALOR INTENSO NESTA SEGUNDA EM SANTA CATARINA

ALERTA DE INTENSO CALOR NESTA SEGUNDA!
Hoje tivemos uma tarde bem quente do Oeste ao Centro e Sul de SC (mapa abaixo com as máximas – Epagri),
muitas estações acima dos 34°C, algumas entre 35/39°C. Foi uma tarde desagradável para os criadores de aves e suínos.
Esta intensa massa de ar quente deve atingir seu pico extremo nesta segunda-feira (16/09), com calor acentuado em todas as regiões. Muita atenção com aves e suínos, qualquer descuido pode resultar em perdas na produção (muita água e ventilação).
Na imensa maioria das áreas de criação a tarde será absurdamente quente para época do ano, máximas entre 35ºC a 38°C. Calor intenso nas áreas acima dos 900 a 1100 m com máximas entre 31/35°C (Valores perto ou acima do recordes de máxima em diversas cidades de SC).
Atenção: Especialmente nas áreas do Vale do Rio Uruguai, Extremo Oeste, Baixo Vale do Rio do Peixe e Litoral Sul (áreas afastadas do mar), máximas oscilando entre 37/40°C e em alguns pontos mais quentes entre 40/42°C (região de Itapiranga e pontos do Litoral Sul).
Extrema atenção com as criações (aves e suínos). Evitar o serviço pesado durante a tarde. Muita hidratação, especialmente crianças e idosos. Alimentos fora da geladeira estragam com muita rapidez. Em dias quentes e com umidade relativa do ar baixa, ressalta-se muita hidratação para quem esta exposto ao sol e nas atividades ao ar livre.
Felizmente o calor cederá na terça com o avanço de uma frente fria e ar frio.
Ronaldo Coutinho e Piter Scheuer

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Galeria de Arte da Villa Francioni expõe obras de Guido Heuer

Antes de jogar carro embaixo de caminhão, pai manda filho gravar vídeo: “Adeus, mãe”