ALERTA DE CALOR INTENSO NESTA SEGUNDA EM SANTA CATARINA

ALERTA DE INTENSO CALOR NESTA SEGUNDA!
Hoje tivemos uma tarde bem quente do Oeste ao Centro e Sul de SC (mapa abaixo com as máximas – Epagri),
muitas estações acima dos 34°C, algumas entre 35/39°C. Foi uma tarde desagradável para os criadores de aves e suínos.
Esta intensa massa de ar quente deve atingir seu pico extremo nesta segunda-feira (16/09), com calor acentuado em todas as regiões. Muita atenção com aves e suínos, qualquer descuido pode resultar em perdas na produção (muita água e ventilação).
Na imensa maioria das áreas de criação a tarde será absurdamente quente para época do ano, máximas entre 35ºC a 38°C. Calor intenso nas áreas acima dos 900 a 1100 m com máximas entre 31/35°C (Valores perto ou acima do recordes de máxima em diversas cidades de SC).
Atenção: Especialmente nas áreas do Vale do Rio Uruguai, Extremo Oeste, Baixo Vale do Rio do Peixe e Litoral Sul (áreas afastadas do mar), máximas oscilando entre 37/40°C e em alguns pontos mais quentes entre 40/42°C (região de Itapiranga e pontos do Litoral Sul).
Extrema atenção com as criações (aves e suínos). Evitar o serviço pesado durante a tarde. Muita hidratação, especialmente crianças e idosos. Alimentos fora da geladeira estragam com muita rapidez. Em dias quentes e com umidade relativa do ar baixa, ressalta-se muita hidratação para quem esta exposto ao sol e nas atividades ao ar livre.
Felizmente o calor cederá na terça com o avanço de uma frente fria e ar frio.
Ronaldo Coutinho e Piter Scheuer

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.