in

Rejane, a professora que sobreviveu a um AVC. Conheça essa história e saiba como prevenir-se

O acidente vascular cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame, pode ser evitado na maioria das vezes, principalmente quando se tem acesso à informação. Conheça Rejane Warmling, mãe, professora, apaixonada pela profissão, atuou em instituições privadas durante 25 anos, superou o AVC e relata sua experiência e sua dedicação à Associação Rede Serra AVC, causa que abraçou, tendo em vista o número de pessoas acometidas por AVC na região serrana.
É preciso prestar atenção aos sinais, verificar os sintomas e buscar ajuda.
Muitas coisas mudaram desde o dia do AVC, objetivos, sonhos, planos. Tudo foi ressignificado, reavaliado, reaprendido, recomeçado.

Conheça um pouco mais dessa história no vídeo abaixo.

 

Reuniu forças para sobreviver e dar a volta por cima um exemplo de superação…

Causas do AVC:
O Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI), o mais comum, é causado pela falta de sangue em determinada área do cérebro, decorrente da obstrução de uma artéria.
O Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH) é causado por sangramento devido ao rompimento de um vaso sanguíneo.

Nos dois tipos de AVC uma vez que o sangue, contendo nutrientes e oxigênio, não chega a determinadas áreas do cérebro, ocorre a perda das funções dos neurônios, causando os sinais e sintomas que dependerão da região do cérebro envolvida. O AVC atinge pessoas de todas as idades, sendo raro na infância. Deve ser considerado como um ataque cerebral, pois é a causa mais frequente de morte e incapacidades na população adulta brasileira.

Me sinto uma pessoa muito melhor, mais consciente, paciente, com força de vontade e motivação. Acho que o grande salto foi a amplitude de consciência. Nada é impossível se você cria estratégias para alcançar o que quer (Rejane).

 

Reuni forças para sobreviver e dar a volta por cima. 50 anos, há três anos e meio acometida por um AVC • Fui professora por vocação e sei que depois do AVC, com ajuda dos meus ex-alunos, tenho certeza de que cumpri minha missão e meus objetivos, dado o carinho que recebi deles, meus ex- eternos alunos.

 

Projeto pernas solidárias em parceria com colegas da Polícia Militar que emprestam suas pernas para correr com pessoas cadeirantes ou com mobilidade reduzida.

 

Razão da minha vida, meu filho, amor que ultrapassa todas as barreiras, dificuldades.(Rejane).

Saiba como agir caso alguém sofra um AVC perto de você! É necessário, primeiramente, chamar a emergência e agir com calma e rapidez( Font Sikana Brasil)

Os primeiros socorros para AVC podem evitar sequelas graves, como ficar paralisado ou não falar e, em alguns casos, podem permanecer para toda a vida, diminuindo a qualidade de vida do paciente. Por isso, por isso, é importante socorrer o individuo que está tendo um AVC o mais rápido possível para evitar sequelas.

Desta forma, deve-se:

  1. Chamar imediatamente uma ambulância, ligando para o número 192;
  2. Verificar se a vítima está respirando, colocando o rosto junto da cabeça do indivíduo para ver, ouvir e sentir o ar, como mostra a imagem 1;
  3. Sentir se o coração está batendo, sentindo os batimentos do coração da vítima no pescoço ou pulso e verificar se esta:
    • Inconsciente e respirando – colocar o indivíduo em posição lateral de segurança até chegar a ajuda, como na figura 2.
    • Inconsciente e não respira – iniciar a massagem cardíaca para aumentar as chances de sobrevivência. Saiba como fazer em: Como fazer massagem cardíaca.
    • Consciente – neste caso é importante explicar à vítima que vai ao hospital para recuperar, procurando mantê-la calma, conversando sempre com ela. ​
  4. ​​Enquanto se aguarda por ajuda médica não se deve levantar ou sentar o paciente, além de ir falando com ele, mesmo que este não lhe responda às perguntas.(Fonte: Tua Saúde).Esperança, informação e ação é o caminho da superação. Cada dia de vida deve ser vivido como um presente.Por Sandra Rosa e Bia Rosa Chiodeli.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PREVISÃO DO TEMPO PARA OS DIAS 26 A 28 DE JANEIRO DE 2019.

SC adota programa de combate à corrupção