in

Macela do Campo – O Costume da Colheita na Sexta-feira Santa nos Campos de Cima da Serra

Costumeiramente o feriado religioso, conhecido como Sexta-feira Santa ou Sexta-feira da Paixão, é celebrado pelos cristãos em lembrança de uma data que permanece sagrada por milhares de anos.

Mais do que isso, a tradição que emana do povo da Região Sul do Brasil, especialmente dos Campos de Cima da Serra, faz com que muitas pessoas acordem logo cedo para colher a Macela do Campo (Também chamada de Marcela do Campo)

 

Para manter a tradição dos avós e para deixar uma marca memorável na infância foi o que fez a pequena e dócil Kettulyn Raichel , moradora de São Joaquim, que foi até o campo colher a Macela mantendo, assim, uma tradição constante nos Campos de Cima da Serra.

Veja o vídeo:

Durante a Sexta-feira Santa, as pessoas começam a colher antes do sol nascer; Os cristãos acreditam que o orvalho que cai sobre os a macela faz com que a planta seja abençoada, existe até mesmo relatos de pessoas que foram curadas com esse chá que é usado como remédio também para problemas gástricos ou respiratórios. Além do mais, a planta medicinal é o símbolo do Rio Grande do Sul, e é utilizada pelos povos indígenas há séculos.

A tradição reza que ela deve ser colhida durante o orvalho que evapora logo após o sol aquecer a relva, por isso que a colheita inicia antes do sol nascer e se estende momentos após sol começar a aquecer.

Veja as imagens da Colheita da Macela do Campo feita pela pequena Kettulyn Raichel:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sexta-feira Santa com geada a 2.7ºC na Serra Catarinense

Thiago Anselmo Miguel é o ganhador do Ovo Gigante da Cacau Show em São Joaquim