in

De cima dos Campos da Serra foi cenário para as representações da moda das décadas passada

As paisagens exuberantes de cima dos campos da serra catarinense servem de inspiração para muitos projetos fotográficos, assim foi o lugar ideal escolhido pela Lurdes Maria Juncke, dona do projeto de moda, que conta que precisavam de um local que lembrasse as paisagens da Escócia, bastante natureza, animais, baixas temperaturas e um céu nublado, então logo lembraram dos campos da serra. A ideia principal era criar um figurino de época inspirado no seriado Outlander para o seu trabalho de conclusão de curso em Design de Moda e apresentar várias propostas de trajes para vários personagens. Desde trajes mais simples até os mais exuberantes.

A fotografia deste projeto foi feita pelo fotógrafo Carlos Amorim

A inspiração, primeiramente, veio da série de livros Outlander, que é usada como base para o seriado que carrega o mesmo nome e se passa na Escócia do século XVIII. Para o traje masculino, foram buscadas inspirações nos clãs escoceses, que ainda existiam no século XVIII, e o kilt escocês.

Os trajes femininos foram inspirados na indumentária inglesa do século XVIII e no rococó francês, movimento que ficou conhecido pelos exageros e apreciação pela natureza, ambos ditavam a moda na Escócia na época.

Tudo começou com o meu projeto final da faculdade, onde eu precisava apresentar um projeto dentro da área da moda. Pensando em unir minha paixão pela moda e história, e pensando também em explorar a área do figurino, que é onde eu desejo atuar no futuro, decidi criar um projeto de desenvolvimento de figurino de época. Como base, escolhi um dos meus seriados favoritos, Outlander, pois também já havia lido os livros da série e sabia como seria  as temporadas futuras, o que facilitou a parte da criação do figurino. Com os trajes prontos, surgiu a ideia de fazer um editorial para divulgar o projeto. Logo pensamos na serra catarinense pois muitas paisagens lembram um pouco os campos escoceses do século XVIII, relata Lurdes Maria em entrevista a coluna DellaRosa.

O tempo estava bastante instável, com algumas pancadas de chuva, então não conseguimos fotografar direto, tivemos que esperar o tempo se estabilizar. Com o isso, os campos também estavam muito molhados, e por isso tivemos que tomar muito cuidado com as roupas, que eram muito longas e possuíam varias camadas de saias. Também à distância de uma cidade para a outra.

Todos amaram as locações que usamos, ficaram encantados com a  beleza dos lugares e como o clima fechado no dia estava favorável para as fotos.

O tema foi a moda do século 17/18 também inspirado pela série de tv Outlander, que se passa em maioria na Escócia. A escolha da serra catarinense se deu, além da sua enorme beleza, também pela semelhança com os campos escoceses.

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas doses – Vacinação de H1N1 se encerra hoje em São Joaquim

Ator Du Moscovis na Villa Francioni em São Joaquim