A expectativa pela Neve na Serra Catarinense

Muita gente tem o sonho de ver neve pela primeira vez. Ver a neve figura no topo dos sonhos de diversos pessoas. Levar as crianças para ver a neve é um sonho que todo a maioria dos pais tem e nem precisa ser criança para se encantar ou sonhar com a neve. Inspirada desde pequenos pelos filmes e desenhos natalinos, a construção de um boneco ou de uma animada ” guerra” de neve povoam o imaginário de muita gente, mesmo depois de adultos. E levar a família para realizar esse sonho pode ser muito divertido e inesquecível.

Então quando existe uma nova possibilidade de neve” anunciada pelos meteorologistas, uma intensa massa de ar polar se aproxima, pois é o ar polar e úmido são ingredientes necessários para a formação da tão sonhada neve. A espera da exuberância e o encanto dos cenários repletos de neve, que muitas pessoas sonham com bonecos de neve, trenós, cenários branquinhos e toda a diversão e encanto que só as baixas temperaturas podem proporcionar. O fato é que este fenômeno climático modifica a vida de muita gente, quando anunciado a possiblidade de sua chegada.

Imagem da internet

 

Turistas e até moradores já brilham os olhos com o gelo e as plantas congeladas na beira da estrada, fecham os casacos para se proteger do vento frio e admiram as belas paisagens que o inverno proporciona na serra catarinense. As primeiras temperaturas negativas da temporada chegaram trazendo geadas e a possibilidade de neve e, com isso, milhares de turistas do Brasil inteiro em busca de temperaturas não tão comuns no país. Há maioria que nunca viu neve antes na  vida, se empolgam, e gera muita expectativa, e muitas vezes pressão encima dos meteorologistas pela confirmação da janela aberta ao surgimento do fenômeno tão esperado. 

A maioria dos turistas e pessoas que moram na serra catarinense, sempre sonham ver a neve, o fato é que desde criança, pelo menos, pela adolescência também. Afinal, é grande a influência da quantidade de filmes, desenhos animados, tudo vindo do exterior, especialmente do hemisfério norte, então tudo com muita neve, guerrinha de neve, bonecos de neve, e tudo isso permeado por sorrisos e risadas. O  imaginário fica tomado pela sensação de que estar na neve é algo mágico, Quando  adultos nos tocamos que, apesar do clima feliz que sempre reina, há fatores, clima, o meteorológico, que, no caso, não é tão fácil assim. E ai se cria grande expectativas encima deste sonho desejo, e os meteorologistas se sobrecarregam de perguntas: vai nevar(?) onde vai nevar(?) , muitas perguntas (?)…O que vai definir se o fenômeno se repetirá ou não são as condições de precipitações.

As condições propícias para o fenômeno, que incluem muito frio, umidade alta e chance de chuva fraca, criadas para nevar nas serra catarinense.
Foto de capa By Nina Velho
Que delícia  andar sentindo o geladinho cair no rosto e acompanhar o casacão preto sendo recoberto por pontinhos brancos! Poder ver que, de pertinho, os flocos são exatamente como a gente vê em desenhos: todos cheios de detalhes. Não sei nem dizer a felicidade que invade as pessoas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.