A Importância da mídia para impulsionar o turismo na Serra Catarinense

O turismo, se apresenta como uma atividade social e econômica importante para o desenvolvimento de todos os segmentos da sociedade, tem como sua matéria prima os atrativos turísticos. São eles que podem motivar o deslocamento de pessoas para ver, fazer ou sentir e desfrutar de sua existência. O papel da Mídia no turismo é muito pertinente na atualidade, a influência que as notícias, veiculadas nas mais diversas mídias, exercem sobre os turistas, que possam optar por um local ou por outro, relacionado às informações que eles obtém através dos meios de comunicação, da mídia. Pois, para que um lugar turístico seja conhecido, é fundamental que esteja em evidência, que as pessoas saibam do lugar.

Isso torna o turismo um setor essencialmente interligado a comunicação. E ai o papel da mídia que divulga o que de melhor tem em um município para ser visitado. Neste sentido, percebe-se que o turismo e mídia se interligam constantemente. O turismo é divulgado e chega até seus consumidores através da mídia, assim a mídia  exerce um papel fundamental entre o turismo e a comunicação. A influência que ela exerce é um elemento chave para o sucesso do setor turístico.

O turismo se desenvolve pelo impulso de motivações diversas, sendo assim a
mídia para o turismo é essencial, pois tende a estimular o mercado e interfere nas relações de troca e de contatos entre aqueles que querem vender e comprar produtos e serviços turísticos. Afinal, muitos lugares são conhecidos por serem divulgados na mídia, outros já surgiram como sendo regiões de potencial turístico. Ao estimular desejos, sonhos, fantasias e necessidades dos leitores/consumidores, transforma-os em realidade possível através de reportagens e anúncios destes destinos com potencial turístico.

Mas geralmente o desenvolvimento turístico de um município, não acontece seja por falta de interesses públicos em promover o município como destino turístico, ou por razões políticas, desafeto, ou simplesmente por falta de uma visão real sobre como acontece a projeção do município, é cada vez mais difícil entender como, por exemplo, o Poder Público ou falta incentivos e investimentos da iniciativa privada, mesmo que saibam que o turismo gera riquezas.

78141036_468187813818884_4734058772085866496_n

Alguns Momentos importantes citados na mídia:

Praticamente ignoram a importância da mídia local, a qual leva o nome de São Joaquim á nível Nacional, cada vez mais projetada pelo esforço pessoal a luta incansável de Mycchel Legnaghi, pois através do Site, multiplicou as citações da cidade, nos mais diversos veículos, nacionalmente.

Coluna DellaRosa, através destas imagens e palavras quer mostrar a importância do trabalho de divulgação do profissional da Agência de Noticias, pelo esforço pessoal de Mycchel Legnaghi, que se dedica a anos, em prol do desenvolvimento turístico da sua cidade, o qual leva o nome de São Joaquim á nível Nacional, mesmo que para que isto aconteça, tenha que se sacrificar muitas vezes, seja ficar com pés molhados até liberar todas as imagens para a mídia nacional ou nem mesmo ao ficar sem gasolina para ir coletar as imagens o desmotiva, ou ficar com os pneus estragados nas estradas ruins, ao sair da cama em muitos dias do ano, antes do sol nascer, enfrentando com muita garra e força de vontade as temperaturas negativas, atrás de belíssimas imagens, o amor e a dedicação deste profissional pelo que faz, por sua cidade, sobressai a qualquer obstaculo.

O jovem é o maior facilitador na produção de notícias que divulgam a Serra Catarinense. Só em 2018 foram mais de 100 vezes de mídia espontânea. Com a vocação para o desenvolvimento do turismo, uma pena que os olhos dos que decidem, parecem vendados.

Quase sempre o que motiva o turista a conhecer determinado ponto turístico, o que de melhor existe durante determinadas estações como por exemplo no inverno que atraí turistas que verem através das imagens na mídia, os fenômenos de inverno e sentem desejo de planejar uma viagem até estes lugares, permite gerar turismo, pessoas a ir conhecer determinados lugares, e com isto acabam conhecendo outros atrativos turísticos, onde se forma um ciclo turístico e uma ponte para o desenvolvimento do turismo, entretanto há necessidade de se valorizar profissionais dedicados a mostrar através da mídia, atracões as quais podem levar os turistas a querer ir conhecer determinadas cidades e que contribuam para o desenvolvimento do turismo em uma localidade.

A valorização do jornalismo dedicado ao turismo, o tratamento dado as matérias de cunho turístico. O desenvolvimento turístico é diretamente influenciado pela comunicação para que a atividade aconteça. Sem a comunicação, o produto turístico não chega até seu público-alvo e, ainda, sem a comunicação não é possível estabelecer contato entre o visitante e o visitado.

Também além da mídia que faz com que o turismo cresça em uma cidade, é necessário também se aproveitar possíveis potenciais turísticos de uma localidade, um município, é preciso muito planejamento.

De nada servirá uma cidade oferecer várias opções turísticas como, por exemplo, grande riqueza natural e cultural, se a administração não desenvolver as medidas indicadas para impulsionar o desenvolvimento turístico, bem como valorizar a mídia que coloca em evidencia uma cidade, que atraí turistas em consequência, gera desenvolvimento econômico, em vários setores locais. Muito importante também, se ter acessos trafegáveis em localidades com potencial alto para o turismo, bem como a manutenção de pontes e estradas rurais tem que ser prioridade, pois contribui para o estímulo ao turismo e desenvolvimento de todo município.

A melhoria também deve acontecer nos serviços prestados em sistema de saúde, transporte, serviços gerais (energia elétrica, iluminação pública, redes telefônicas, limpeza, manutenção e fundamental existir um banheiro público adequado ao turista como para a própria população que paga seus impostos, e os demais serviços vitais a comunidade residente e aos turistas.

A fruticultura e a vitivinicultura tem sido á base da economia na serra catarinense, com destaque para o enoturismo, com a presença de inúmeros atrativos, seja num pomar de maçãs ou numa vinícola, percebemos esta verdadeira riqueza, na qual se percebe a importância de valorizar, considerando-se um grande patrimônio turístico, ainda a ser explorado de forma a atrair turistas quem vêem através da mídia e que procuram a natureza privilegiada, ou pelos fenômenos climáticos em que a região é propícia , sendo um destino certo de quem deseja viajar e ultrapassar limites, apreender histórias, sentir sabores, aromas, admirar belezas ou apenas encontrar um lugar de apreciação e descanso.

A região serrana caracterizada por um rico potencial turístico, ainda pouco explorado pela iniciativa privada ou pública, mas já conta com um número significativo de turistas que através da mídia que se dedica o ano todo, geralmente sem apoio financeiro algum, mostrar para o Brasil todo a importância de ir conhecer seus atrativos, com umas paisagens ímpar, seus inúmeros atrativos naturais incomparáveis, na estação do inverno, principalmente que o torna único no contexto nacional.

Não há dúvida que a atividade turística está conectada a mídia como importante ferramenta, pois divulga ao mesmo tempo que é fundamental também o bem estar social. Uma sociedade que dispõe de infraestrutura básica e de apoio organizada de forma eficiente estará mais apta a propagar sua imagem de maneira positiva.

Por Sandra Rosa

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.