in

VII Dia de Campo sobre pastagens reúne 95 pessoas no interior de Bom Jardim da Serra

No último dia 24 de maio, cerca de 95 pessoas participaram da sétima edição do Dia de Campo sobre pastagens, na propriedade do pecuarista Alex Ribeiro Mendes, no interior de Bom Jardim da Serra.

Situada na localidade de Rio Porteira, a Fazenda das Pelotas já vinha sendo acompanhada pela equipe do escritório municipal da Epagri há cerca de três anos, onde tecnologias geradas pela Epagri foram implementadas, a exemplo do melhoramento do campo nativo e implantação/ manejo de pastagens cultivadas.

Nesta edição, o Dia de Campo contou com a participação de alunos e professores de quatro instituições de ensino (IFSC Urupema, CAV/Udesc, Unibave e SATC/Criciúma) e três empresas de insumos (Timac Agro, Auriverde e YARA), além é claro de dezenas de pecuaristas de Bom Jardim da Serra e municípios vizinhos.

Durante o Dia de Campo foram preparadas três Estações de Visita à campo, com a presença de pesquisadores da Epagri – Estação Experimental de Lages (EEL) em cada uma delas, explicando e debatendo temas ligados a manejo e sanidade animal, cultivo e manejo de pastagens, melhoramento e manejo do campo nativo. O público por sua vez foi dividido em três grupos menores, sendo que cada rodízio nas estações durava cerca de 40 minutos.

Na primeira estação o pesquisador Cassiano Eduardo Pinto (Epagri-EEL) debateu sobre produção animal e medidas voltadas para melhoria de processos na pecuária visando maior rentabilidade; na segunda estação o pesquisador Tiago Celso Baldissera (Epagri-EEL), explicou e debateu sobre pastagens cultivadas e na terceira e última estação o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul (Bagé/RS) debateu sobre o melhoramento e manejo do campo nativo (campos naturais), sua qualidade e seu manejo sustentável.

Ao final do evento foram feitas as considerações finais sobre cada estação, e as empresas convidadas apresentaram seus produtos voltado para o setor pecuário.  O Dia de Campo contou com o apoio das empresas citadas, além da Secretaria da Agricultura de Bom Jardim da Serra, Sindicato Rural de Bom Jardim da Serra, Gerência Regional da Epagri de São Joaquim e o pecuarista Alex Ribeiro Mendes.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PRÓXIMA ATUALIZAÇÃO NA SEXTA -FEIRA. PREVISÃO DO TEMPO NOS DIAS 31 A 3 DE JUNHO DE 2018 E TENDÊNCIA PARA O FIM DO OUTONO/MEADOS DO INVERNO 2018.

Cultura da Feijoa é tema de livro que terá pré-lançamento no 13º Senafrut