O Desenvolvimento Econômico de São Joaquim na Serra Catarinense

O município de São Joaquim deve tratar o tema do desenvolvimento econômico com cautela, visando reduzir a dependência de apenas uma ou duas atividades.

É primordial que outras atividades, agrícolas e não agrícolas, tenham papel importante na geração de emprego e renda.

Neste sentido, o turismo se apresenta como uma boa oportunidade de geração de emprego e renda, principalmente no que tange ao desenvolvimento regional sustentável.


Valor Adicionado (VA) das três principais atividades agropecuárias em São Joaquim e inflação anual brasileira no período de 2010 a 2017. Valor adicionado em milhões de reais:

[pdf-embedder url=”https://saojoaquimonline.com.br/wp-content/uploads/2018/12/Valor-Adicionado-São-Joaquim-2010-2017.pdf” title=”Valor Adicionado São Joaquim 2010-2017″]


As três atividades agropecuárias apontadas na tabela já estão presentes na maior parte das propriedades rurais e tem forte apelo turístico, podendo ser trabalhadas de forma integrada, valorizando seus produtos e serviços com características regionais, contribuindo para o desenvolvimento local.

A maçã, a pecuária e a uva, com seus subprodutos, dentre eles, sucos, sidras, vinagres, polpas, desidratados, carne, frescal, couro, lã, queijo, mel e vinho, e outros assim como o turismo, tem um enorme potencial para serem desenvolvidos, com agregação de valor, contribuindo para a geração de um novo ciclo econômico para São Joaquim e região.

Compete ao Governo Municipal, ao Governo do Estado, a AMURES, ao Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense, as Universidades e demais entidades existentes no município e região, utilizarem os diversos trabalhos e diagnósticos realizados nos últimos anos e tirarem apontamentos que contribuam para se alcançar o desenvolvimento econômico e social de nossa região com sustentabilidade.

É com esse propósito que o COMDETUR (Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turístico) de São Joaquim, reativado em 2018, pretende capacitar seus membros no ano de 2019 e elaborar em conjunto com as entidades citadas acima, um plano de ação visando o desenvolvimento sustentável do município.

Por Velocino Salvador Bolzani Neto (Cau Bolzani) – Engenheiro Agrônomo (1994/UDESC), Bacharel em Administração Pública (2014/UFSC) e Especialista em Desenvolvimento Regional Sustentável (2016/UNIPLAC).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.