in

Cartografia do Incra apoia Aeronáutica na revitalização de estrada em Urubici

O setor de Cartografia da Superintendência do Incra em Santa Catarina elaborou relatório técnico em apoio às atividades de revitalização da estrada de acesso ao Morro da Igreja, no município catarinense de Urubici. As obras são conduzidas pelo Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II), que possui instalações no cume do morro, de onde realiza o controle, a segurança e a defesa do espaço aéreo da Região Sul e proximidades.

O Morro da Igreja tem o ponto mais alto a 1.822 metros de altitude. No local se registrou recorde oficial de temperatura mais baixa no Brasil (-14 graus Celsius). Por esses motivos e pelas belezas naturais do Parque Nacional de São Joaquim, no qual está localizado, a procura turística é intensa e o acesso se dá pela estrada objeto do levantamento.

A equipe técnica do Incra buscou identificar o correto posicionamento das áreas de domínio do Cindacta II e a relação com as propriedades fronteiriças, por meio da análise das matrículas dos imóveis, dos levantamentos topográficos constantes do projeto de revitalização da estrada e dados de certificação das propriedades privadas locais. Trabalhos cartográficos elaborados pelo 1° Batalhão Ferroviário do Exército e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) também contribuíram para o diagnóstico.

Em campo, os servidores da autarquia fizeram a averiguação de dados provenientes de marcos e pontos ao longo do eixo da rodovia, coletando as coordenadas e processando posteriormente as informações obtidas, a fim de detectar imprecisões e embasar a análise conclusiva.

“O trabalho culminou na emissão de um relatório completo e complexo que subsidiará o processo administrativo para correção do posicionamento das divisas das áreas de domínio do Comando da Aeronáutica e a relação com as propriedades lindeiras das matrículas da estrada de acesso ao Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Urubici”, destacou o comandante interino do Cindacta II, Marcos Kentaro Adachi.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PREVISÃO DO TEMPO PARA OS DIAS 1 E 2 DE MAIO DE 2019.

Projeto Banho de Energia da Celesc beneficia famílias na Serra Catarinense