Epagri realizada a campanha de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos

No último dia 14 de maio, foi realizada a campanha de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos no município de Urupema. Esta ação foi organizada pelo escritório local da Epagri e a Secretaria de Agricultura do município e faz parte do programa de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil – Sistema Campo Limpo, gerenciado pelo inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias). Através deste programa já foram recolhidos mais de 450 mil toneladas de embalagens de defensivos agrícolas entre os anos de 2002 e 2017 em todo o país.

Previamente os produtores foram orientados quanto a forma de lavagem, inutilização (perfuração) e devolução das embalagens. As coletas foram realizadas nas principais comunidades do interior do município: Marmeleiro, Cedrinho, Cedro e Bossoroca. Foram coletados mais de 16.000 itens, incluindo frascos de 1 e 2 litros, galões de 5, 10 e 20 litros, embalagens flexíveis (sacos plásticos, de papel e metalizados), tampas e caixas de papelão. Após a entrega, cada produtor recebeu um comprovante de devolução de embalagens vazias de agrotóxicos com a relação das embalagens devolvidas. Este comprovante deve ser mantido por um ano para fins de fiscalização.

As embalagens vazias de agrotóxicos devem ser lavadas e devolvidas até um ano após a compra do produto em cumprimento à Lei Federal no 9974/00. A destinação final correta das embalagens vazias contribui para a preservação da saúde humana e do meio ambiente. Além disso, se lavadas adequadamente, as embalagens vazias podem ser recicladas.   

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.