Epagri realiza Dia de campo sobre Manejo da Poda e Condução da Macieira em São Joaquim

A Epagri de São Joaquim, através do escritório municipal promoveu dois dias de campo sobre Manejo da  Poda e Condução da Macieira, realizado nas comunidades da Costa do Antonina e São Sebastião da Várzea  neste mês de junho.

 A poda e condução  de inverno da macieira, é uma das práticas mais importantes da macieira, onde deve-se analisar outros fatores ligados ao manejo como ( vigor, densidade, adubação, cultivar, porta enxerto, entre outras) para sua execução, onde se objetiva:   manejar a forma e estrutura da planta, definir sua altura, arqueamento correto dos ramos, entrada e intercepção da luz, facilitar os tratos culturais, manter o equilíbrio entre a parte vegetativa e produtiva, plantas facilmente manejadas com  menor uso da mão de obra, entre outras finalidades.

No Brasil o sistema de condução mais utilizado é o líder central com suas variações, neste sistema temos um ramo líder dominante, deste saem todos os ramos principais e destes os laterais que irão formar a   parte vegetativa e reprodutiva da planta.

Conforme o a densidade utilizada e o  porta enxerto podemos ter um tipo de poda e condução, hoje trabalhamos na região com densidades que vão de 500 plantas à 2.500 plantas/ha, utilizando porta enxerto como: Marubakaido, M9/Marubakaido, M-9 e recentemente  a série CG, conforme demonstrado na reunião pelo Extensionita Rural Marcelo Cruz.

O princípio da poda preconizada é retirar ramos concorrentes com o líder central e com ramos laterais ou carregadores, de tal forma de obter uma planta equilibrada que tenha boa relação entre os diversos tipos de ramos na planta, o arqueamento é fundamental para controle do vigor e o direcionamento dos ramos, com menor dominância e boa formação de gemas floríferas e uma planta bem equilibrada. O controle do crescimento vegetativo e a poda verde, também são práticas importantes que ajudam em muito a poda de inverno e a formação de gemas floríferas.

Um dos pontos importantes na poda e condução, é o manejo da entrada e interceptação da luz em todas as partes da planta de maneira uniforme, isto interfere diretamente na formação de órgãos frutíferos (, lamburdas, brindilas e esporões), na qualidade e quantidade da produção, sendo que plantas sombreadas interferem na formação de fotoassimilados, que influenciam as   reservas da planta e na formação dos órgãos frutíferos.

O manejo da poda também inclui a maximização da mão de obra com mecanização desta prática, como o uso de plataformas, de tesouras elétricas ou pneumáticas de modo a aumentarmos a sua eficiência, serviços de melhor qualidade, diminuição de custos, humanização dos trabalhos e aumentarmos a competitividade de nossos pomares, importante termos frutos de qualidade com tamanho e categoria superiores, conforme demonstrado e o preços praticados aos fruticultores.

Marcelo comenta que é  fundamental termos pessoas bem capacitadas para realizar esta prática, plantas bem equilibradas entre vegetação e órgãos frutíferos, com boa capacidade produtiva, facilidade dos tratos culturais, melhor interceptação e distribuição da luz, resultando em frutos de qualidade e produtividade constante dos pomares. Na oportunidade o Extensionista Felipe Souza também comentou sobre a importância do manejo preventivo e erradicação do Cancro Europeu.

Por Marcelo Cruz de Liz

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.