in

Fomento ao empreendedorismo é destaque da SemanaJE 2019

Deputado Carlos Chiodini, criador da lei que estabelece a Semana de Incentivo ao Jovem Empreendedor de SC, esteve presente na AGO realizada em Treze Tílias. Na Foto ao lado da Jovem Empreendedora Joaquinense Sara Correa.

De 10 a 14 de junho, os núcleos ligados ao Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina (CEJESC) desenvolveram, em suas cidades, ações diversas para fomentar o empreendedorismo jovem. Essas atividades fizeram parte da Semana Estadual do Jovem Empreendedor (SemanaJE), iniciativa realizada anualmente, sempre no mês de junho, seguindo as premissas da lei estadual nº 15.833, de autoria do parlamentar Carlos Alberto Chiodini, hoje deputado federal por Santa Catarina.

Aproveitando a comemoração da SemanaJE, Chiodini esteve presente na 163ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) do CEJESC, realizada nos dias 13 e 14 de junho, em Treze Tílias, e apresentou ao público um panorama da situação econômica e política do país, além de falar sobre sua principal bandeira na Câmara dos Deputados, que é o incentivo ao empreendedorismo.

Durante a SemanaJE, deputado federal afirmou que o ambiente de negócios precisa se tornar mais simples e funcional para que as pessoas tenham vontade e coragem de empreender

Empresário, Chiodini acredita que o grande desafio do jovem empreendedor é o preparo e o apoio para que seu negócio seja bem-sucedido: “Como agente público, entendo que o Estado precisa tratar essa pauta do jovem empreendedor como uma política pública e não como algo que acontece de forma desordenada e de vez em quando. Precisa ser contínuo, tratado e discutido”.

Ele defende que o ambiente de negócios precisa se tornar mais simples e funcional para que as pessoas tenham vontade e coragem de empreender. “O Brasil é um mar revolto. Temos cenários diferentes todos os dias, mas que precisam ser contornados e melhorados. Há uma expectativa no cenário nacional que propicia mudanças e pautas como essas”, pontua.

 

Incentivo para ampliar os resultados em 2020

 

De acordo com o deputado, o CEJESC o motivou à criação da lei que estabelece a Semana de Incentivo ao Jovem Empreendedor no Estado de Santa Catarina, em 2012, e, desde então, é o Conselho quem fomenta as ações de empreendedorismo propostas pela lei, por meio dos núcleos, nas cidades catarinenses.

“Agora, com a ascensão, o passar dos anos e a oportunidade de estar como deputado federal, vamos viabilizar recursos para que o CEJESC, junto com o Governo do Estado, faça o fomento do jovem empreendedor, aplicando e realizando eventos”, garante.

Segundo a diretora de Coordenação de Eventos do CEJESC, Sara Dutra Corrêa, a intenção para a SemanaJE de 2020 é desenvolver ações mais integradas e que gerem mais resultados, a partir de uma programação única, compartilhada por todos os núcleos, a exemplo de iniciativas como o Feirão do Imposto.

“O CEJESC já tem alguns projetos em andamento e que precisam de recursos para serem viabilizados. Agora, vamos discutir e alinhar onde o recurso sinalizado poderá ser empregado, sempre com o objetivo de que envolva mais pessoas e atinja mais cidades, para que essa Semana realmente tome corpo e seja significativa em nível estadual”, afirma Sara.

O presidente do CEJESC, Marcos Roberto Stumpf, sinaliza que o compromisso do Conselho com a SemanaJE é traçar caminhos, impulsionar e realizar atividades focadas na capacitação e incentivo a novos empreendedores: “O desafio para o próximo ano é envolver outras entidades e, para isso, iniciaremos uma grande discussão em nosso Conselho. Queremos envolver a sociedade organizada e órgãos públicos para fortalecer cada vez mais as ações”.

“Vamos viabilizar recursos para que o CEJESC, junto com o Governo do Estado, faça o fomento do jovem empreendedor, aplicando e realizando eventos”, afirmou Chiodini

Para o presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), Jonny Zulauf, o fomento ao empreendedorismo e a capacitação dos jovens empresários é algo imprescindível para a criação de novos negócios, bem como para a sustentabilidade econômica destes e o desenvolvimento do Estado. “Acreditamos que ter empresários mais preparados para o mercado e motivados para gerir seus negócios torna-se um diferencial competitivo que contribui para a construção de uma economia mais sólida e inovadora”, enfatiza Zulauf, destacando a importância da SemanaJE para os jovens catarinenses.

 

Com informações da CEJESC

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Bonde do Tigrão, Cah Silveira, Bruno & Brian e Anna Chiodelli farão o Baile de Inverno em São Joaquim

Tio Dino Farias – o fantástico contador de estorias de São Joaquim chega aos 97 anos e celebra cantando