Alerta: Com a chegada do inverno Atenção redobrada com fogões a lenha, lareiras e, aquecedores

O inverno chegou e com ele algumas opções são usadas para enfrentar as baixas temperaturas, como os fogões a lenha, aquecedores e lareiras. Conversamos com a soldado Flores do corpo de Bombeiros de São Joaquim ” que ressalta que a comunidade deve se manter sempre atenta enquanto estiver usando estes tipos de opções para amenizar o frio, uma vez que apenas um pequeno descuido já pode ocasionar um incêndio, ressaltando  que a cada inicio de inverno, os cuidados devem ser redobrados. Muitos dos casos de incêndio, ocasionado por fogões a lenha e lareiras iniciam com um pequeno descuido e por isso precauções como não se afastar do local por muito tempo, apagar totalmente as chamas depois de usar o fogão a lenha ou a lareira e não sobrecarregar tomadas com equipamento elétricos, são alguns dos cuidados que a comunidade deve ter”, destacou.
Imagem Fonte Google
Soldado do corpo de Bombeiros de São Joaquim a Soldado Flores 

“Não coloque muita lenha no fogão, pois brasas podem cair e ocasionar incêndios”

Imagem Igor Dal´Agnol
Alguns cuidados essenciais,como não usar o fogão à lenha para secar panos de prato e da pia, é outro procedimento arriscado no uso do utensílio doméstico, que deve ser evitado. Alerta também para cuidados na utilização de produtos inflamáveis para iniciar o fogo no fogão à lenha.
Imagem da internet fonte Google
“As pessoas que tem fogão à lenha dentro de casa tem que ter alguns cuidados básicos, que seriam de não deixar tapetes próximos à entrada do fogão porque pode cair alguma brasa em cima e iniciar um incêndio. Quem tem janelas próximas do fogão, a cortina deve ser mantida longe. A lenha que você vai utilizar deve ser no tamanho ideal, colocada totalmente dentro do fogão, não ficando nenhuma parte para fora, porque pode queimar só a parte interna e a parte de fora pode cair no chão e as brasas podem dar início a um incêndio, principalmente se o chão for de madeira. Esse caso é o mais comum de acontecer, especialmente em casas do interior, o pessoal vai dormir e deixa a lenha no fogão queimando”,
Imagem fonte Google
“Ao utilizar aquecedores portáteis, mantenha-os longe de cortinas, tapetes, móveis ou outros materiais que propaguem fogo facilmente. “Nos aquecedores também não se deve colocar toalhas ou roupas em cima, nem próximo à cama ou cobertas. Deve-se deixar o equipamento sempre numa área do quarto ou da sala que não encoste em nenhum material combustível, como tapetes, que podem ser superaquecidos e iniciar um incêndio”
Imagem fonte Google
Outro alerta é quanto ao tipo de equipamento utilizado, já que os aquecedores que possuem as chamadas “varetas” podem provocar asfixia pela liberação de monóxido de carbono. “E tem os aquecedores que são com infravermelhos, que é com resistência, costuma-se dizer que ele queima o ar. Mas na verdade ele libera monóxido de carbono, que pode asfixiar. A substância é extremamente nociva, mesmo em pequena quantidade, porque intoxica e as pessoas acabam morrendo, sem perceber, porque o monóxido engasga sem a pessoa perceber. Então se você utilizar o equipamento com esses queimadores tem que deixar o quarto ventilado. Tomar banho com este tipo de aquecedor também não é aconselhável, porque dependendo de quanto tempo você permanece no banheiro, o equipamento vai consumir todo o oxigênio”
imagem fonte Google
“O uso de extensões no equipamento também deve ser evitado, porém, se for necessário, a voltagem deve ser no mínimo a mesma da fiação do aquecedor. O aparelho também não deve ser utilizado junto com outros equipamentos no mesmo plug”,
PRECAUÇÕES
1.  Não coloque muita lenha no fogão, pois brasas podem cair e ocasionar incêndios

2. Não sobrecarregue tomadas elétricas.3- Deixe o aquecedor somente o tempo necessário e longe de materiais que possam pegar fogo

3. Apague totalmente as brasas, após usar o fogão a lenha,

4. Não se afaste do fogão a lenha, aquecedores e lareiras se ele estiver sendo usado.

5. Mantenha em dia a limpeza e manutenção de chaminés.

6. Instale as chaminés corretamente.

7. Utilize as peças necessárias para evitar a propagação do calor no forro do cômodo e na madeiramento do telhado.

8. Utilize telas específicas em frente às lareiras, para evitar que fagulhas saltem para fora.

9. Não estenda roupas sobre o fogão a lenha, as mesmas podem cair sobre a chapa de ferro e causar um incêndio.

10. Varais devem estar a pelo menos um metro de distância do fogão, lateralmente. O mesmo vale para aquecedores.

11. Antes de dormir, certifique-se de que o fogo da lareira ou fogão a lenha tenha sido apagado totalmente.

12. Preferencialmente aqueça o quarto antes de dormir, evitando deixar aquecedores e lençóis térmicos ligados durante o sono.

13. O aquecimento de um ambiente gera ressecamento do ar e queima de oxigênio, portanto deixe sempre uma entrada de ar liberada.

14. Jamais mantenha todas as portas e janelas fechadas, a queda nos níveis de oxigênio pode ocasionar desmaios e até óbitos.

Fonte imagens internet Google

“Previna acidentes domésticos com fogão a lenha e aquecedores” Fique sempre alerta principalmente com crianças em casa e idosos”

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.