5ª edição do mais importante concurso de queijos artesanais do Brasil ocorre em Florianópolis

Evento realizado na segunda quinzena de setembro espera mais de 600 queijos vindos de todas as regiões do país

Florianópolis será a primeira cidade fora de São Paulo a receber o Prêmio Queijo Brasil, o mais importante concurso de queijos artesanais do país. A capital catarinense vai abraçar a 5ª edição do evento gastronômico entre os dias 18 e 22 de setembro, na Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina), localizada no Centro, além do Multi Open Shopping, no Sul da Ilha. O Prêmio Queijo Brasil terá feira de produtores para contato direto com quem produz os queijos, concurso, seminário, rodada de negócios, feira de queijos e cervejas com ingressos limitados, conversa aberta e apresentações culturais.

O grande diferencial do Prêmio Queijo Brasil, além da divulgação, é a evolução do produto e do produtor brasileiro. Por isso, é um dos poucos concursos do mundo onde todos os produtores participantes recebem avaliações de seus queijos com comentários feitos pelos jurados. No ano passado, Santa Catarina levou o Ouro em três estilos de queijos, sendo eles: queijo de ovelha maturado 6 meses, kochkäse e parmesão.

Para o concurso 2019, a organização espera cerca de 600 queijos de diversas regiões do Brasil e de tipos variados, entre tradicionais e “inovadores”. Os queijos serão avaliados por duplas de jurados, sendo um técnico e um sensorial. Os técnicos já devem ter uma ligação com o produto mas também passarão por capacitação para reconhecerem características desejáveis e indesejáveis em cada tipo de queijo.

Todos que receberem medalha de ouro passam a concorrer ao troféu de Super-Ouro, que vai consagrar o melhor queijo artesanal nacional de 2019. Em 2018, o queijo vencedor foi o marajó de leite de búfala “tipo creme”, da Fazenda São Victor, localizada no município de Salvaterra, Ilha do Marajó, Pará.

O Prêmio Queijo Brasil é organizado pela ComerQueijo – Associação de Comerciantes de Queijo Artesanal Brasileiro – e que realizará em parceria com o Mapa (Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) no dia 20, a partir das 9h, na Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina), um seminário com diversos temas sobre queijo artesanal brasileiro.
O anúncio e entrega do troféu Super-Ouro e dos certificados para todos os medalhistas serão realizados durante o seminário, a partir das 15h.

Sobre o evento

O Prêmio Queijo Brasil foi idealizado após Bruno Cabral participar como jurado no World Cheese Awards, em Londres, em 2013, sendo o único representante Sul-Americano do Jurado Supremo.
A primeira edição do prêmio foi realizada em novembro de 2014 com a união de Cabral, apoio da revista “Prazeres da Mesa” e de outros apaixonados por queijos. Já na primeira edição reuniu 130 variedades do produto. Retornando em 2016 com a segunda edição, o prêmio teve 234 queijos inscritos.

Sempre sediado em São Paulo, a edição de 2017 passou a ser administrada pela ComerQueijo, ano em que a associação foi criada, e contou com 409 queijos inscritos. Também neste ano, foi introduzido por Daniel Strongin e Michelle Carvalho o método de avaliação por duplas de jurados que é usado até hoje. Já em 2018, o evento contou com 24 jurados nacionais e 479 queijos foram avaliados.

O evento cresceu 250% em participações durante as quatro edições já realizadas e tomou uma dimensão inimaginável. Sabendo da importância do queijo artesanal para a agricultura nacional, foi decidido que o prêmio Queijo Brasil literalmente visitaria o país defendendo e divulgando o queijo brasileiro.

 

SERVIÇO

O quê: 5º Prêmio Queijo Brasil
Quando: de 18 a 22 de setembro de 2019
Onde: Alesc (Palácio Barriga Verde, rua Dr. Jorge Luz Fontes, 310, Centro, Florianópolis) e Multi Open Shopping (rod. Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 3.339, Rio Tavares, Florianópolis)
Quanto: gratuito

O quê: seminário
Quando: 20 de setembro, a partir das 9h
Onde: Auditório da Alesc, Palácio Barriga Verde, rua Dr. Jorge Luz Fontes, 310, Centro, Florianópolis
Quanto: gratuito

O quê: Festival de Queijos e Cervejas
Quando: 21 e 22 de setembro, das 11h às 22h
Onde: Multi Open Shopping, rod. Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 3.339, Rio Tavares, Florianópolis

O quê: Rodada de Negócios
Quando: 21 de setembro, das 13h às 15h
Onde: Auditório da Alesc, Palácio Barriga Verde, rua Dr. Jorge Luz Fontes, 310, Centro, Florianópolis
Quanto: gratuito

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.