in ,

Saúde Bucal: A alimentação influência na instalação da cárie

A cárie é uma doença bucal que pode provocar diversos incômodos. Porém, o próprio paciente pode estar contribuindo para o quadro se agravar. A cirurgiã dentista, Luciana Donadel, especialista em Saúde Pública, pela UFSC, estará a disposição, compartilhando informações, cuidados e curiosidades sobre a odontologia! A cada semana teremos novidades, Donadel agradece pela oportunidade, de promover saúde, e tratar pessoas, não somente dentes!

Hoje falaremos sobre os alimentos cariogênicos.

Os carboidratos fermentáveis, por exemplo os os açúcares, são considerados alimentos cariogênicos, ou seja, alimentos com alto potencial para desenvolvimento da cárie.
Esses alimentos associados à higiene bucal inadequada, ficam aderidos na superfície dos dentes, e formam uma película, chamada biofilme ou placa bacteriana.

A lesão de cárie, começa a partir da perda de minerais presentes na estrutura dentária, por meio de produção de ácidos, pelas bactérias resultantes da metabolização do açúcar (por ex.: bolachas, pães, balas, chocolates, refrigerante…). Quanto mais pegajoso e aderente for o alimento açucarado, maior o potencial cariogênico ele terá.

Proporção de açúcar, contido em uma caixinha de achocolatado

O tempo e a frequência em que os alimentos cariogênicos ficam presentes nos dentes, é determinante para a para a formação inicial da cárie (lesão branca).

Escovar os dentes e usar fio dental, não é suficiente para controlar a doença cárie. É necessário que a família tenha o controle do momento e a quantidade de alimentos cariogênicos ofertados.

Cirurgiã dentista Luciana Donadel, CRO 10891 Consultório odontológico Dra. Luciana Donadel em Lages.

Seja exemplo com palavras e também  atitudes! 💛🦷

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Lei Geral de Proteção de Dados – ABIH já inicia ações para adequar setor hoteleiro

Abav Expo Internacional 2019 não é somente negócios, mas muita diversão