Conheça 5 projetos sociais que transformam vidas

A solidariedade e generosidade são duas importantes características do ser humano. Reflexo disso são os projetos sociais que ajudam a transformar vidas, sem visar o lucro diretamente.

Para as ONGs e organizações que apoiam a luta social, o que importa é ajudar o mundo a ser um lugar melhor para se viver. Confira alguns desses projetos que impactam a sociedade!

 

Amigos do bem

O Amigos do Bem atua em diversas frentes para levar mais conforto para os moradores do sertão nordestino. Uma das ações do projeto consiste em recolher alimentos para levar para Pernambuco, Ceará e Alagoas.

Além disso, o Amigos do Bem também mantém centros educacionais e profissionalizantes nessas regiões. Em 2018, como resultado da sua atuação, a organização foi considerada uma das 100 melhores ONGs brasileiras pela Revista Época.

Adus

O Adus é uma ONG voltada para a inserção dos refugiados no ambiente de trabalho. Para isso, essa organização ajuda os imigrantes a montar um currículo, dá cursos sobre como entrar em contato com as empresas e leis trabalhistas.

O instituto também faz o intermédio entre as companhias que desejam contratar, direcionando os profissionais que melhor se encaixam nas funções. Como boa parte dos refugiados chega sem saber o idioma, o Adus disponibiliza aulas de português gratuitas.

Semente do futuro

O Semente do Futuro é um projeto realizado pela marca de calçados infantis femininos Pampili. Criado em 2005, a ação é voltada para garantir uma estrutura especial para cuidar dos filhos dos colaboradores.

Assim, em parceria com o SESI, as crianças e adolescentes participam de atividades culturais e de cidadania, no horário complementar ao das aulas. O intuito é que esses jovens cresçam mais felizes, confiantes e prontos para tornar o mundo um lugar melhor.

Mapa do Acolhimento 

Criado em 2016 — após um estupro coletivo no Rio de Janeiro que ganhou repercussão — o Mapa do Acolhimento é uma iniciativa que promove acolhimento. A ONG disponibiliza atendimentos a todas as mulheres que se sentirem vulneráveis.

A organização oferece serviço psicológico e jurídico para quem sofreu qualquer tipo de violência, como sexual, psicológica, obstétrica, doméstica, moral, etc.

Projeto Velho Amigo

O Projeto Velho Amigo vista melhorar a qualidade de vida dos idosos. Para isso, a organização realiza atividades esportivas, culturais, além de mutirões de beleza e odontológicos.

Mas os idosos não são apenas espectadores. Na ação “Ouvir e Contar”, é a vez dessas pessoas que viveram mais contar as suas histórias. Nesse momento, os voluntários ouvem os registros dos idosos e depois transformam isso em contos de fadas para crianças.

 

POR ALINE MATOS

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.