AVISO ESPECIAL – Onda de frio e temporal com risco de granizo, raios e ventos fortes

AVISO METEOROLÓGICO

A passagem de uma frente fria durante a sexta-feira e o sábado, reforçam diversas áreas de instabilidades em todo o estado com chuva e trovoada (alguns temporais com ventania e granizo) e queda acentuada na temperatura (frio e chuva) especialmente de sábado para domingo. Risco de tempestades (chuva forte, raios, granizo e ventania- rajadas acima de 80/100 km) com potencial de danos sobretudo do Oeste ao Planalto Norte.

Os acumulados de chuva tem uma maior representatividade no Oeste, Extremo Oeste e algumas áreas dos Planaltos com totais de 50/80 mm e pontuais acima dos 100 mm (temporais localizados). Após a passagem desta frente fria, uma massa de ar polar promoverá dias ensolarados com frio em todas as regiões com formação de geada ampla com intensidade moderada a forte entre segunda a quarta (já no domingo no final da noite pode ter geada acima dos 900/1100 m do Oeste a Serra) com temperaturas próximas ou abaixo de 0ºC.

Atenção as frutas tropicais (maracujá, banana entre outras culturas), floricultores de plantas tropicais e subtropicais com a friagem, tem risco de algum dano. Cuidado com o maquinário agrícola (anticongelante) nas áreas frias do estado.

– Essa é apenas uma TENDÊNCIA DO TEMPO e pode sofrer algumas alterações ao longo dos próximos dias. Portanto é importante o acompanhamento.

RESSACA!

►MAR: ALERTA MARÍTIMO: Mar revolto com altura de onda de 2,0 m a 2,5 m em praias de mar grosso e picos de ondas oscilando entre 3,5 a 4,5 m em alto mar. Ressaca mais forte entre as praias do Litoral Sul e Grande Florianópolis podendo ocasionar alagamentos em áreas costeiras. Em alto mar, o vento pode atingir velocidades acima dos 100 km/h em função de um ciclone extratropical.

Por Piter Scheuer e Ronaldo Coutinho

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.