Parto raro é realizado no Hospital Materno-Infantil de Criciúma em Santa Catarina

O Hospital Materno-Infantil Santa Catarina, em Criciúma, realizou nesta quinta-feira, 5, um procedimento raro: o parto normal de gêmeos e, mais do que isso, de um dos bebês empelicado, ou seja, ainda na bolsa e envolto no líquido amniótico. Na grande maioria das vezes, o parto gemelar é feito por cesariana e com rompimento da bolsa.

Os gêmeos Brayan e Emanuel são filhos de Keila Barbon Henrique e de Gilmar Concatto da Silva, que moram em Forquilhinha, cidade vizinha a Criciúma. Brayan nasceu às 9h32min com 2,546 quilos e 44 centímetros; Emanuel, às 9h41min, com 2,346 quilos e 44,5 centímetros – e ainda na bolsa amniótica. A literatura médica aponta que o chamado parto empelicado ocorra uma vez a cada 80 mil nascimentos.

“Parto empelicado é quando o bebê nasce dentro da bolsa de líquido amniótico, sem rompê-la. Enquanto o bebê está dentro da bolsa, ele continua recebendo todos os nutrientes e oxigênio através do cordão umbilical, não existindo qualquer risco para a sua sobrevivência. No entanto, ele precisa ser retirado da bolsa para que o médico possa avaliar se está saudável”, explica o doutor Allan Fagundes Pacheco, coordenador de ginecologia e obstetrícia do hospital. A mãe Keila e os recém-nascidos passam bem.

Fotos: Divulgação / SES

Além do doutor Alan, a equipe médica responsável pelo procedimento foi integrada pelas obstetras Camila Martins Bilésimo e Mariane Marinho de Souza, pela pediatra Fernanda Naspolini Bastos e pela residente em pediatria Fabiane Rosa e Silva. Administrado pela organização social Ideas em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, o hospital Santa Catarina é referência materno-infantil na região da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec).

Por Fabrício Escandiuzzi

8 COMENTÁRIOS

  1. Minhas bebês gêmeas não nasceram empelicadas mas nasceram de parto normal, com sete minutos de diferença, em Blumenau, há 19 anos e onze meses atrás

  2. Aqui em Joinville também teve um parto assim esse ano .é incomum mas nem tanto assim já que são duas bolsas .oque nunca vi foi de gênios univitelinos .ak sim ia ser raro univitelinos empelicados . Ou parto normal empelicado que também é bem raro .

  3. Parabéns à família com a chegada dos bebês!

    Para a equipe de saúde, o meu reconhecimento pela bela assistência, não apenas médica, mas de todos os profissionais que integram a Equipe de Saúde desse Hospital que se esforçaram na mesma proporção para que o parto tivesse um excelente desfecho!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.