Abra uma loja online de sucesso com essas dicas!

O que você deve considerar ao criar sua loja online

Nenhum mercado tem crescido tão rapidamente quanto o e-commerce há anos. Portanto, é compreensível que você, como fundador, queira se beneficiar do sucesso dessa indústria de alta rotatividade e abrir sua própria loja online. 

No entanto, existem alguns pontos a serem considerados para que o sucesso esperado realmente ocorra e tudo isso não leve à decepção. Portanto, forneceremos o que você deve considerar ao criar sua loja online e como você pode ter sucesso com isso.

Abra uma loja online – no início está o plano de negócios

Entraremos em mais detalhes no tópico “Criando custos para a loja online”, mas geralmente a primeira forma o levará ao banco. Para que isso dê a você suporte financeiro como o fundador, você precisa de um plano de negócios sofisticado. Mostra ao bancário que você tem lidado de forma intensa com a empresa, analisado o mercado e calculado suas chances. 

O seguinte se aplica à análise de mercado: Quanto mais propostas de vendas exclusivas você puder ter em comparação com a concorrência, mais prudente e emprestador será o seu banco. 

Uma nova  loja online de calçados masculinos terá dificuldade em se afirmar contra os já consagrados topshoes. Se você expandir sua oferta com serviços adicionais, como uma linha direta para clientes mais antigos, você se destaca da concorrência e aumenta suas chances de sucesso.

Além de uma descrição concisa de sua ideia de negócio, ou seja, uma apresentação do conceito exclusivo de sua loja e a análise de mercado, seu plano de negócios também contém planejamento financeiro e de investimento. 

Para isso, você deve dar uma visão geral de todos os investimentos. Certifique-se de não considerar apenas os investimentos até o lançamento da loja (como a compra de hardware, software e itens da loja para seu estoque inicial), mas também de configurar reservas para investimentos nos próximos meses e anos. Existem constantes inovações nos negócios online que frequentemente estão associadas a custos.

Seus custos de funcionamento pertencem ao planejamento financeiro. Em nenhum caso se esqueça das medidas de marketing, porque estas são a base para o sucesso da sua loja online. Voltaremos ao importante tópico da estratégia de marketing em um momento.

Basicamente, o plano de negócios para a abertura de uma empresa não é apenas uma exigência do seu banco. Em vez disso, é um “roteiro” para você e serve para aprimorar seu modelo de negócios. 

Especialmente em uma loja virtual, o conceito tem uma influência significativa no tipo e no escopo de sua empresa. Muitos fatores dependem disso, como o sistema certo de loja ou o projeto de relacionamentos com seus fornecedores.

Recursos especiais de negócios online

Muitos fundadores de lojas online subestimam a importância da otimização de mecanismos de pesquisa (SEO). A descrição de seus produtos em palavras e imagens é muito importante para sua localização em buscadores como Google, Ecosia e Bing. 

Quanto melhor você for encontrado por meio dos mecanismos de pesquisa, maior será a probabilidade de os clientes em potencial conhecerem sua loja. Você também pode aumentar sua visibilidade com um bom marketing de mecanismo de pesquisa (SEA).

As lojas online de sucesso têm uma coisa em comum: uma cadeia de suprimentos que corresponde ao respectivo modelo de negócio. Dependendo do modelo de negócios escolhido, você pode escolher entre cinco conceitos possíveis.

  • Se você optar pela produção just-in-time, você só pede ou entrega a quantidade de itens que é necessária em um determinado período de tempo.
  • Se você tem seu próprio depósito em mente, pode produzir ou fazer pedidos em quantidades significativamente maiores. Esteja ciente, no entanto, que isso resulta em custos fixos para alugar o espaço de armazenamento e que você corre o risco de não encontrar compradores suficientes para os bens adquiridos.
  • Você também pode terceirizar as tarefas de armazenamento e remessa, integrando um assim chamado provedor de serviços de atendimento .
  • Outra opção para negociar online sem ter seu próprio armazém é uma forma de separação na qual você se torna uma espécie de intermediário (selecionador): o produtor ou atacadista fornece a você todos os dados para a venda do produto em sua loja online e assume o controle quaisquer tarefas relacionadas ao armazenamento e envio. Isso vai lhe poupar muito trabalho, mas não é adequado para todos os tipos de modelo de negócios (por exemplo, venda de produtos frescos). Este tipo de negociação online também é conhecido como drop shipping, drop shipping, direct trading e dropshipping.
  • As chamadas lojas afiliadas vão um pouco mais longe do comércio clássico (online). Ao fazer isso, você está vinculando produtos de terceiros à venda em seu site. Assim, você direciona os visitantes para a visão geral do produto para a loja do seu parceiro e recebe uma comissão por cada compra.

Posicione-se com sua loja online 

As lojas online custam um centavo a dúzia. É ainda mais importante que você se posicione claramente com sua loja. Principalmente em tempos de gigantes da internet como a Amazon, é aconselhável atender a um mercado claramente definido. 

Porque como um “polivalente” e “fornecedor para todos”, é alto o risco de perder para grandes varejistas e mercados. Você também deve conhecer muito bem o seu público-alvo. Onde e como você os alcança? Como seus clientes se beneficiam de sua oferta? Com uma abordagem boa e direcionada, você se destaca no mercado de massa.

Uma abordagem para encontrar e desenvolver nichos promissores: dê uma olhada no mundo off-line para ver quais conceitos de loja não se sustentam devido a clientes insuficientes. 

Se você se deparar com esse conceito e descobrir, por meio de uma análise de mercado, que existe um mercado suficientemente grande em todo o país, esses conceitos de negociação têm grande potencial para se tornarem bem-sucedidos online.

Um posicionamento claro também inclui a comunicação com os clientes. Nesse contexto, as compras sociais têm desempenhado um papel importante. O termo significa a geração de novos clientes em potencial por meio das mídias sociais, bem como a troca entre clientes. 

Mas também oferecer um produto especial por semana ou um desconto para clientes em um determinado número de pedidos se enquadra no termo compras sociais. 

O que você oferece ou como se comunica com seus clientes, depende de você. É importante apenas que você compreenda a importância de um posicionamento claro e em que consiste o seu posicionamento.

Conclusão

Se você está interessado em atividades variadas, sua própria loja online é a maneira certa de se tornar um trabalhador autônomo. Suas tarefas vão de compras a vendas, e você lida regularmente com questões jurídicas e de marketing. 

E um certo conhecimento de programação e tecnologia também é necessário na vida cotidiana. Se você decidir não ter seu próprio warehouse, também poderá trabalhar em qualquer lugar.

Sim, já não é tão fácil estabelecer uma loja online de sucesso como há dez anos, mas com o nicho certo e a gama certa ainda tem boas hipóteses de sucesso. Se você já tem experiência com uma loja de varejo ou está pensando em adicionar uma loja na Web à sua papelaria, então você deve definitivamente verificar esta consideração. Online e offline não são mais opostos, eles se complementam e trazem sinergias.