Ministério da Saúde confirma 266 casos de varíola dos macacos no Brasil

Imagem: iStock

O balanço mais atualizado do Ministério da Saúde aponta que chegou a 266 o número de casos conhecidos de varíola dos macacos, também chamada de monkeypox. Os estado da Bahia e de Pernambuco registraram seus primeiros casos da doença, porém eles não estão contabilizados nos casos oficiais ainda, pois somente no final do dia a pasta reúne os dados das secretarias de saúde estaduais.

O caso da Bahia foi confirmado hoje pela Secretaria de Saúde do estado e o paciente está isolado. Já o caso de Pernambuco foi confirmado ontem e se trata de um homem, de 25 anos, que na realidade mora de Guarulhos, em São Paulo, mas está no estado nordestino desde o dia 23. Dentro dos casos confirmados, 196 são procedentes do estado de São Paulo, 37 do Rio de Janeiro, 18 de Minas Gerais, três do Paraná, três do Rio Grande do Sul, três do Ceará, três do Rio Grande do Norte, dois Goiás e um do Distrito Federal.

Em nota o Ministério afirmou que “Por meio da Sala de Situação e CIEVS Nacional, segue em articulação direta com os estados para monitoramento dos casos e rastreamento dos contatos dos pacientes”. Apesar disso, essa semana o grupo emergencial para tratar da doença no Brasil foi dissolvido, após durar 50 dias. O objetivo do comitê era “elaborar documentos técnicos para fomentar ações de saúde pública” e impedir a disseminação da doença viral no país. Ainda de acordo com o último informe da pasta, há 116 casos suspeitos que estão sendo analisados. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 3 mil novos casos foram confirmados nos últimos dias, totalizando mais de 9 mil.

Fonte: Uol

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.