Polícia Militar reforça segurança durante a colheita da maçã na operação Altos da Serra

Até o dia 28 de fevereiro, policiais militares atuarão ostensivamente em cinco municípios da Serra Catarinense

Pelo segundo ano consecutivo, a Polícia Militar realiza a operação Altos da Serra, cujo objetivo é reforçar a segurança nos municípios de Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, São Joaquim, Urubici e Urupema durante a colheita da maçã. Estão envolvidos policiais da Radiopatrulha, Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas (Rocam), Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT), Canil e helicóptero Águia 4.

6º BPM Tenente-coronel Alfredo Nogueira

Os trabalhos ocorrem durante todo o mês de fevereiro e seguem até o próximo dia 28. O lançamento oficial foi nesta terça-feira, dia 12. A expectativa é que entre fevereiro e março, época das colheitas da maçã e uva, os cinco municípios recebam, juntos, cerca de cinco mil pessoas de outras regiões do Brasil, especialmente Norte e Nordeste, e até de países vizinhos, como Uruguai.

 

Policiais já abordaram mais de 400 pessoas na operação

Desde o início da operação, dia 1º, foram abordadas 430 pessoas e 170 veículos, sendo que 35 motoristas foram notificados por alguma irregularidade. Também foram realizadas vistorias em 15 pomares de maçã.

O comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar de Lages, tenente-coronel Alfredo Nogueira dos Santos, destaca que a operação tem três vieses primordiais. “Visita aos pomares e trabalhadores no sentido de tentar buscar pessoas procuradas pela Justiça, abordagens e operações de trânsito em todos os municípios e reforço de prevenção nos pontos turísticos”.

Quem está à frente do planejamento estratégico e operacional das ações é o comandante do pelotão de São Joaquim, tenente Guilherme Wildner Wolf. Para os próximos dias estão programadas barreiras policiais, varreduras e abordagens, assim como visitas preventivas em pomares para averiguações e eventuais intervenções.

Nas abordagens policiais, observa o tenente, constata-se que 99% dos trabalhadores são pessoas de bem que viajam para a região em busca de trabalho e sustento para as famílias. “Mas em meio a estas pessoas, algumas possuem problemas com a Justiça ou são envolvidas com álcool, uso ou tráfico de entorpecentes, e acabam perturbando o sossego alheio. Nestes casos é necessária a intervenção da PM”.

Por Catarinas Comunicação | Fotos: Nilton Wolff

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.