Serra Catarinense encerra Operação Inverno com saldo positivo

Considerada uma das mais complexas de Santa Catarina, a Operação Inverno, realizada pelo 6º Batalhão de Polícia Militar, encerrou sua terceira edição no dia 31 de agosto.
Durante mais de 60 dias o policiamento foi intensificado em seis cidades turísticas da Serra Catarinense.

Os municípios de Lages, São Joaquim, Urubici, Urupema, Bom Retiro e Bom Jardim da Serra têm a atividade turística fortalecida nos meses de inverno, alta temporada na região, e por este motivo demandam de maior atenção relacionada a segurança.

Uma parada para foto na passarela de vidro da Cachoeira do Avencal, um dos pontos turísticos mais visitados em Urubici, na Serra Catarinense.

Para atender a demanda, a Polícia Militar de Santa Catarina, realiza a Operação Inverno em três etapas. Em 2019, a primeira delas, ocorreu no mês de junho, durante o Recanto do Pinhão no Centro de Lages. Em seguida, na segunda fase, as ações da Polícia Militar se voltaram para a 31ª Festa Nacional do Pinhão. Juntos, os dois eventos concentram mais de 300 mil pessoas.

Policiais foram treinados e capacitados para atender, na terceira e última fase da Operação, turistas vindos de todas as regiões do país em busca das baixas temperaturas e belas paisagens da Serra Catarinense.

Somente na terceira fase da Operação, e também a mais longa, trabalharam 175 policiais militares.

Mais de 17 mil quilômetros foram percorridos. Somente em São Joaquim, 3,6 mil quilômetros foram rodados.

Policial no Mirante da Serra do Rio do Rastro

Durante as ações policiais foram abordadas mil pessoas e 607 veículos.

A Polícia Militar intensificou os trabalhos, ampliou os pontos de abrangência e trabalhou com profissionais especializados. “Todo esse processo demandou treinamento para os policiais, que incluíram mais do que especialização nas possíveis áreas de embate. Os cursos de capacitação levaram os policiais a serem referência turística aos visitantes, com o objetivo de proporcionar mais segurança e organização durante a época de intensa movimentação turística”, destaca o comandante de São Joaquim, primeiro tenente Guilherme Wolf.

Para a Polícia Militar de Santa Catarina, a Operação permitiu a reconfiguração das rotinas de policiamento, permitindo que o trade turístico, ou seja, o conjunto de estruturas no meio turístico, como agência de viagens, empresas de turismo, loja de souvenirs e demais atividades ligadas ao turismo, pudesse ser inserido nas análises de planejamento das operações em eventos e policiamento diário. “Nesse sentido, passamos a especializar nosso policial militar e munir a logística com foco na atuação durante a temporada de inverno e manter a relação entre a corporação e as partes interessadas no setor turístico”, frisa o comandante do 6º BPM, tenente-coronel, Alfredo Nogueira.

As ações desenvolvidas pelas guarnições se concentravam nos locais que possuíam grande fluxo de turistas, de veículos e nos eventos do Festival Serra Catarina e no UPHILL, uma corrida na Serra do Rio do Rastro que reuniu um público aproximado de dez mil pessoas. “Analisamos os dados coletados durante as três fases da Operação, e concluímos que os números foram positivos. Desse modo começamos a pensar na programação para a Operação de Inverno 2020”, finaliza o comandante.

Por Catarinas  Fotos: 6º BPM

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.