in

AMURES quer uma empresa para atender e treinar equipes para toda a iluminação pública da Serra Catarinense

Um problema de difícil solução e que se arrasta há anos especialmente, aos municípios de menor porte, a falta de uma empresa especializada em assistência técnica na área de engenharia elétrica para assessorar e acompanhar os contratos referentes à manutenção preventiva e corretiva de iluminação pública, começa a ser resolvido através do Consórcio Serra Catarinense – Cisama.

Foi contratada para atender estas demandas, a empresa VEPsc Engenharia Ltda, do empresário Edson Pites de Liz, que terá entre outras atribuições, o compromisso de treinar as equipes do sistema de iluminação das prefeituras, realizar inspeção, vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico de instalações elétricas de espaços públicos.

De acordo com o presidente do Cisama, prefeito de Otacílio Costa Luiz Carlos Xavier, a contratação desta empresa através do consórcio vai baratear custos aos municípios. “Imagine se cada prefeitura tivesse de contratar uma empresa, o quanto custaria de forma global. Pelo consórcio, o custo se dilui entre os 18 municípios com uma única empresa”, explica Luiz Carlos Xavier.

As prefeituras em sua grande maioria estão sendo notificadas pela Celesc, sobre o cumprimento de normas técnicas de segurança sob risco de ter suspenso o contrato com a concessionária. E ficam obrigadas também, a fazer a atualização cadastral do sistema de iluminação pública informando ampliações de rede, instalação de luminárias e até troca de lâmpadas.

O diretor executivo do Cisama Selênio Sartori submeteu em assembleia dos prefeitos, a contratação de empresa para prestar assessoria técnica de engenharia elétrica e teve aprovação unanime. A primeira tarefa da contratada será fazer um detalhamento completo do consumo e da arrecadação do Custeio do Serviço de Iluminação Pública – Cosip em cada município.

“Estamos comunicando a Celesc sobre a contratação do engenheiro eletricista que fará o levantamento dos dados de consumo e qual valor arrecadado da Cosip por município. A partir desse diagnóstico vamos traçar o plano de trabalho cumprindo com as exigências da concessionária de energia elétrica”, frisou Selênio Sartori.

Num futuro breve a empresa contratada pelo Cisama poderá propor melhorias em todo sistema de iluminação pública e também das instalações elétricas de todas as áreas internas e externas que estão sob a responsabilidade das prefeituras. Com isso será possível melhorar a qualidade dos serviços e tornar o consumo de energia elétrica mais racional e econômico.


Com informações de Onéris Lopes

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comments

0 comments

Vinícolas brasileiras têm 50% de desconto na inscrição do Congresso Latino-Americano de Enoturismo

Epagri apoia instalação de telas antigranizo no Planalto Sul catarinense