Carmen debate falta de medicamentos para hepatite C e câncer de mama em SC

“A vida dos pacientes está acima dos entraves burocráticos”, alertou a deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), em audiência pública, que foi realizada, nesta quarta-feira, pela Comissão de Seguridade Social e Família para debater com os representantes do Ministério da Saúde o atraso no fornecimento de medicamentos nos estados, em particular em Santa Catarina, onde está faltando o Declatasvir 30 mg, componente usado para o tratamento  da Hepatite C, e o Trastuzumabe para pacientes com o câncer de mama.

A declaração de Carmen aconteceu após as explicações de Marcos Antônio Fireman, Secretário de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, de que o desabastecimento não é por falta de recursos, mas que, segundo ele, os entraves burocráticos junto à indústria farmacêutica e as liminares que suspenderam o processo de licitação, têm agravado a questão.

A audiência pública foi realizada a pedido de Carmen Zanotto. Ela também é autora de pedido de informações ao Ministro da Saúde, Gilberto Ochi.

A parlamentar informou ao Fireman que o remédio está faltando desde fevereiro deste ano. “Somente em Santa Catarina 940 pacientes com hepatite tiverem o tratamento interrompido por causa da escassez desse antiviral. Isso é muito grave”, disse a coordenadora do Fórum Parlamentar Catarinense no Congresso Nacional.

A escassez do medicamento foi assunto de reunião de Carmen, do secretário de Saúde de Santa Catarina,  Acélio Casagrande, e integrantes do Fórum na semana passada.

Regularização à vista

Marco Antônio Fireman informou à comissão que a previsão para o regularização do fornecimento dos medicamentos para o tratamento do câncer será na próxima semana. Quanto à questão das hepatites virais, o secretário ressaltou que o problema será solucionado até o final do próximo mês.

Fotos: Robson Gonçalves

Por Silviane Mannrich

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.