Estes alimentos são veneno para quem sofre de pressão alta: Afaste-os da sua ementa diária, antes que seja tarde demais.

A hipertensão arterial associa-se tanto à doença coronária, como ao AVC e à insuficiência e é o fator de risco cardiovascular mais frequente, podendo nos casos mais graves provocar ataques cardíacos fulminantes.  Os especialistas alertam que aquilo que coloca no prato à hora das refeições pode ser determinante para manter níveis ótimos de pressão arterial ou para que esta escale para índices extremamente perigosos.

Alguns alimentos são veneno para quem sofre de pressão alta:

Pão

O pão e outros produtos de padaria contêm altos níveis de sódio e gorduras saturadas que, ao serem absorvidos, aumentam os níveis de pressão arterial.

Uma única porção pode conter até 230 mg de sódio, ou seja, 15% da quantidade diária recomendada para o corpo.

O problema agrava-se devido ao seu alto teor de farinhas refinadas que, ingeridas de forma excessiva, causam excesso de peso e diabetes, dificultando o controle da hipertensão.

Diga não a bebidas com cafeína

O consumo excessivo de bebidas como o café e refrigerantes, como pepsi ou coca-cola, influenciam o aumento da pressão arterial.

Molhos industrializados e caldos

Os molhos industrializados para temperar saladas e para serem utilizados em várias receitas costumam ter na sua composição altos níveis de sódio que, como já mencionamos, podem levar à deterioração da saúde arterial.

A maionese, o molho de tomate e outros produtos semelhantes são compostos por ingredientes químicos que, embora lhe deem um sabor delicioso, geram alongo prazo dificuldades metabólicas.

 Manteiga e margarina

Tanto a manteiga quanto a margarina têm uma alta concentração de sódio e gordura que, ingerida de forma regular, afeta a saúde das artérias.

O seu consumo aumenta os níveis de colesterol mau (LDL) e forma uma placa dura que obstrui a passagem correta do sangue.

Além disso, estas substâncias tornam o funcionamento do metabolismo mais lento, e como tal contribuem para a obesidade.

 Adeus queijo Tradicional

Os queijos tradicionais têm um alto teor de sal e gorduras saturadas que promovem o aumento da pressão arterial.

O sódio favorece a retenção de líquidos nos tecidos e, por sua vez, aumenta a tensão e o nível de inflamação.

Por sua parte, as gorduras acumulam-se nas artérias e causam o seu endurecimento, que por sua vez prejudica a circulação sanguínea.

Pizza congelada

Todas as pizzas fazem mal à saúde, mas as congeladas são as piores. Estão carregadas de sódio. A combinação de queijo, carnes curadas, molho de tomate e pão tornam a pizza num produto em que todos os ingredientes são nocivos. Para manter o sabor de pizza, os fabricantes adicionam mais sal. Um sexto de uma pizza congelada pode ter até 1000 miligramas de sal.

Batatas fritas

São tipicamente preparadas em óleos repletos de ácidos gordos hidrogenados (gorduras trans), que quando consumidos em excesso podem provocar obesidade e doença cardíaca. Por outro lado, geralmente são servidas carregadas de sal, outro alimento perigoso para a pressão arterial.

Sal – Tal como o açúcar, está em milhares de alimentos, sobretudo nos processados. Presuntos curados, produtos congelados e enlatados podem conter grandes quantidades de sal. O sódio presente no sal possui a particularidade de se associar à água, provocando o aumento do volume de sangue circulante, o que em pessoas com alguma predisposição pode ser suficiente para o aumento dos valores da pressão arterial. Segundo a Organização Mundial de Saúde, não devemos ingerir mais de cinco gramas de sal por dia. Por vezes, um único produto enlatado duplica essa quantidade.

Portanto, os pacientes com hipertensão devem evitá-los, ou substituí-los por uma receita de origem vegetal.

Este são alimentos ruins para hipertensos, quem tem a pressão alta. Se você tem problema de pressão alta teve ficar longe desses alimentos, deve evitar-los ao máximo na sua dieta. Seja pela quantidade de sal, ou pela quantidade de açúcar, gorduras maléficas e outros aditivos: 

 

Com informações Peso e Nutrição

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.