in

Eletromecânica do Senai está entre os mais bem avaliados pelo SAEP no estado

Em Santa Catarina, os cursos profissionalizantes como o técnico em Eletromecânica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) são cerca de 20. O da unidade lageana foi avaliado pelo segundo ano consecutivo como um dos que tiveram melhor desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Profissional (Saep). Nesta semana, a instituição recebeu duas placas parabenizando as turmas de Lages e Otacílio Costa.

A Avaliação de Desempenho do Estudante foi criada para avaliar, em âmbito nacional, os cursos de educação profissional oferecidos pelo Senai. Esta ação analisa o desempenho de estudantes concluintes com o objetivo de aferir as competências necessárias ao desempenho da ocupação.

Até o ano de 2016 a avaliação era apenas teórica. No passado ela passou a ponderar também o desempenho prático dos alunos. Eles tiveram que, por exemplo, verificar e substituir as peças de um motor com defeito e fazê-lo funcionar, além de responder questões relacionadas às disciplinas de todo o curso.

O coordenador de Eletromecânica, professor Jhossuam Ramos de Souza, destaca que o desempenho dos estudantes do Senai foi satisfatória. “Tivemos uma ótima pontuação e ficamos entre o adequado e avançado. Dois melhores níveis de quatro na tabela de avaliação”.

Para o diretor do Senai, Telmo Coelho, a análise dos resultados possibilitará a identificação das necessidades, demandas e problemas do processo formativo. “Aí levamos em consideração as exigências de competitividade da indústria e os princípios expressos nas políticas do Ministério da Educação e nas diretrizes do Senai para a educação profissional”.

Telmo reforça que o resultado das provas feitas em Lages e Otacílio reflete também no mercado de trabalho. “A maioria dos alunos do curso de Eletromecânica formados pelo Senai saem empregados. Tivemos ano que todos os alunos concluíram o curso trabalhando na área”.

Catarinas Comunicação

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comments

0 comments

O Serrano Leonardo Castilho mister Lages se prepara para atuar no cinema

“Raízes Centenárias de São Joaquim da Costa da Serra” – O mais esperado livro do ano