Corrida de rua: Urubici vai receber 16ª edição do DesaFrio

Urubici já é um roteiro turístico dos adoradores da natureza e dos que curtem apreciar as belezas proporcionadas pelo frio. E no próximo dia 29 de junho, vai se tornar também uma imensa pista de corrida com a 16ª edição do DesaFrio, prova que deve reunir 700 atletas de 12 estados diferentes para traçar percursos com muita subida e descida de até 52 km.

Organizada pela Eco Floripa Eventos Esportivos, a prova faz uma referência ao desafio de correr em baixas temperaturas e encarar trajetos íngremes, como o do Morro da Igreja – que fica a 1.822 metros acima do mar. A mudança rápida nos ventos muda o visual do céu constantemente, o que pode aumentar a sensação do frio e fazer os participantes até perderem o horizonte de vista.

Inscrições:

O DesaFrio oferece três percursos: 52 km, 25 km e 10 km. As crianças também podem participar, o ‘MiniDesaFrio’ terá percursos de 500 metros e 2 km. Todas as categorias são individuais e as

inscrições podem ser efetuadas até o dia 21 de junho no site www.ecofloripa.com.br/desafrio. Quem se antecipar poderá garantir o valor do segundo lote das inscrições até o dia 30 de maio.

Os atletas inscritos receberão um kit no dia anterior à prova, no salão paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora dos Homens. As saídas iniciam às 7h30, de acordo com os diferentes pontos de largadas. A previsão é que a corrida finalize até às 17h. Todos os percursos são sinalizados com fitas da Eco Floripa, setas, placas de quilometragem ao longo do trajeto e, em trechos de ruas, contam com a presença do pessoal da organização.

Conheça os percursos

A corrida parte do centro da cidade em direção ao ponto mais elevado, passando por parte do Parque Nacional de São Joaquim. Os trajetos avançam por floresta úmida, trilhas, chão de terra batida, pastagens, rios, cachoeira e entre araucárias milenares. Confira as especificidades de cada percurso:

52 km: inicia em ruas de asfalto e paralelepípedo, depois, continua em estrada de chão batido e trilha com forte inclinação. Na altura do km 18 a prova é percorrida em asfalto, com algumas subidas até o Morro da Igreja. O retorno também é pelo asfalto e estrada de chão. A partir do km 43, o trajeto é o mesmo da ida.

25 km: percurso predominantemente em descida, sendo a largada do Morro da Igreja. Inicia no asfalto com descidas bem intensas, passa por estrada de chão com descidas suaves. Os últimos 3 km são em calçamento e asfalto.

10 km: boa parte deste percurso é em estrada de chão batido, com subidas leves, sendo os 3 km iniciais e finais em calçamento e asfalto.

Por Mariella Caldas

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.