DPOC: Como identificar o enfisema pulmonar?

A DPOC, doença pulmonar obstrutiva crônica, é um conjunto de doenças respiratórias que, segundo o Ministério da Saúde, lesionam o corpo humano sistemicamente. O enfisema pulmonar é uma das principais doenças que fazem parte da DPOC. Identificá-lo precocemente é muito importante para o sucesso do tratamento e a manutenção da qualidade de vida. Veja como isso possível.

Paciente com falta de ar pode desconfiar de enfisema pulmonar

O enfisema pulmonar é uma doença de evolução lenta que dificulta a respiração e é caracterizada pela destruição das paredes dos alvéolos, causada principalmente pelo tabagismo. De acordo com o pneumologista Paulo Faleiros, seus sintomas são parecidos com os vistos em casos de asma: “Tosse, com ou sem secreção, falta de ar e chiadeira”.

Para o médico, um paciente não consegue identificar o enfisema pulmonar em casa. “Ele pode suspeitar, por causa de alguns sintomas, mas o diagnóstico é feito pelo médico, com base na história do paciente, dos sintomas, das exposições e de exames”, explica o especialista.

Essas exposições a que o profissional se refere estão entre as principais causas da DPOC e do enfisema. O tabagismo é responsável pelo maior número de casos, mas quem tem ou teve durante muito tempo contato com a fumaça provocada pela queima de madeira, carvão e querosene, além de contato com poeira, poluição ambiental e produtos químicos, deve ficar atento, já que estes são considerados fatores de risco do enfisema pulmonar.

Espirometria confirma diagnóstico da doença

O exame mais utilizado para o diagnóstico da DPOC é a espirometria. “É um exame em que em pessoa tem que soprar dentro de um aparelho, que medirá a forma como o ar está passando pelo circuito”, afirma Dr. Paulo. Chamada também de teste do sopro, a espirometria indica a quantidade de ar soprado, que deverá ser comparada ao valor esperado em pessoas saudáveis  para avaliar o grau de acometimento dos pulmões.

REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: Dr. Paulo Faleiros

Dados do Ministério da Saúde: http://legado.brasil.gov.br/noticias/saude/2012/04/enfisema-pulmonar-e-bronquite-cronica

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.