in

Tendência para o Inverno 2011

TENDÊNCIA DO CLIMA PARA O INVERNO EM SC.

O FENÔMENO LA-NINA, RESFRIAMENTO DA ÁGUA SUPERFICIAL DO OCEANO PACÍFICO NA FAIXA EQUATORIAL, CONTINUA PERDENDO FORÇA,  O ENFRAQUECIMENTO É BEM MAIS ACENTUADO NO NINO 1+2 JÁ ANOMALIAS BEM POSITIVAS, NO GERAL  A ATMOSFERA E OCEANO AINDA ESTÃO EM FASE DE LA-NINA. AS PROJEÇÕES INDICAM SITUAÇÃO DE NEUTRALIDADE AO LONGO DO INVERNO E ATÉ COM LIGEIRO AQUECIMENTO ENTRE JUNHO A SETEMBRO. ALGUNS MODELOS GLOBAIS ACUSAM O RETORNO DA LA-NINA NO FIM DO ANO OU COMEÇO DE 2012. NESTE SEGUNDO SEMESTRE DE 2011 FICARIA MAIS SOB CONDIÇÕES DE NEUTRALIDADE (COM CHANCE DE “PSEUDO EL-NINO”). O ATLÂNTICO VARIA COM MAIS RAPIDEZ, TENDE A FICAR, NA MAIOR PARTE DO TEMPO ENTRE EM TORNO DA MÉDIA.

MANTIVEMOS O PADRÃO DE CHUVA IRREGULAR, ALGUNS PERÍODOS DE VÁRIOS DIAS SEM CHUVA E INTERVALOS DE CHUVA FORTE, OCASIONANDO TRANSTORNOS NOS TRÊS ESTADOS DO SUL, ESPECIALMENTE O RS. OUTRO FATO QUE MARCOU ESTE OUTONO FORAM OS TEMPORAIS MAIS INTENSOS E MUITOS DIAS DE GRANIZO, INCLUSIVE COM GRANIZADAS SEVERAS. O OUTONO CHEGOU BEM CEDO NESTE ANO E ESTÁ SAINDO CEDO TAMBÉM, JÁ TIVEMOS 6 DIAS COM GEADA NA REGIÃO DE S.JOAQUIM. A TEMPERATURA FICOU ABAIXO DA MÉDIA EM MARÇO (NA REGIÃO DE FRAIBURGO FOI O MAIS FRIO EM 20 ANOS) E PRÓXIMO DA MÉDIA EM ABRIL (FRIO MAIS ACENTUADO NOS PRIMEIROS 10 DIAS E FIM DO MÊS).

O INVERNO, CLIMÁTICO, COMEÇA, NORMALMENTE, DA SEGUNDA QUINZENA DE MAIO EM DIANTE NA PARTE ALTA DE SC E COMEÇO DE JUNHO NA PARTE BAIXA, NESTE ANO ESTÁ COMEÇANDO JÁ NO INÍCIO DE MAIO. A TENDÊNCIA É DE TER CHUVA IRREGULAR AO LONGO DE TODA ESTAÇÃO, ALTERNANDO PERÍODOS MAIS LONGOS DE POUCA A NENHUMA CHUVA E INTERVALOS CURTOS DE CHUVA FORTE A MUITO INTENSA. EVENTOS EXTREMOS, TEMPORAIS, VENTANIA, GRANIZO TENDEM A TER FREQUÊNCIA MAIOR QUE A MÉDIA. A TEMPERATURA, NA MAIOR PARTE DA ESTAÇÃO, TENDE A FICAR DE NORMAL A ABAIXO DA MÉDIA, ASSIM COMO NA CHUVA, TEREMOS EVENTOS FORTES, MAIS INTENSOS QUE O PADRÃO, NESTE ANO, PELO MENOS, DE 2 A 4 ONDAS DE FRIO BEM INTENSAS AO LONGO DA ESTAÇÃO. PERÍODOS CURTOS DE CALOR MODERADO, EM GERAL DE 3 A 5 DIAS, ACIMA DESTE PERÍODOS PODEREMOS TER UM OU DOIS EVENTOS DE CALOR MAIS FORTE E LONGO (VERANICO) COM MAIOR CHANCE ENTRE JULHO/AGOSTO. O INVERNO TENDE A TERMINAR MAIS TARDE. OS EXTREMOS, CALOR/FRIO, TENDEM A SER MAIS ACENTUADOS QUE O HABITUAL NESTE ANO.

MAIO EM DIANTE A GEADA COMEÇA A SER FREQUENTE EM SC NAS ÁREAS ACIMA DOS 700/900 m E OCASIONAL NAS DEMAIS ÁREAS, NESTE ANO PODEREMOS TER A FORMAÇÃO DE GEADA MAIS AMPLA E FORTE JÁ EM MAIO E ENTRE JUNHO A AGOSTO EM TODO O ESTADO ALGUNS EPISÓDIOS. TENDE A TER MAIS DIAS COM GEADA QUE O PADRÃO. EM RELAÇÃO A NEVE, DEVE SEGUIR A MÉDIA DE 5/7 DIAS NA REGIÃO DE S.JOAQUIM, A INTENSIDADE DO FENÔMENO, QUANDO TIVER CONDIÇÕES, FICA PARA DIAS ANTES A SUA DEFINIÇÃO, JÁ COM CHANCES EM MAIO.   

AS CULTURAS DE INVERNO (FRUTEIRAS E CULTIVOS ANUAIS) SERÃO BENFICIADOS POR UM FRIO MAIS CONSTANTE E ACIMA DO ESPERADO. JÁ O MILHO SAFRINHAS, PR E MS, CORRERÃO RISCO DE TER GEADA DURANTE O SEU CÍCLO (ALÉM DA ESTIAGEM NO PR E MS). O RISCO DE INCÊNDIO NAS MATAS E CAMPOS VOLTA A FICAR ALTO DE AGORA EM DIANTE, ESPECIALMENTE DO PR AO BRASIL CENTRAL.

EM RELAÇÃO ÀS VENDAS DE ARTIGOS DE INVERNO, O CLIMA ESTARÁ BEM FAVORÁVEL, POIS O INVERNO COMEÇA MAIS CEDO E MAIO TENDE A SER MAIS FRIO QUE O NORMAL, SENDO O MÊS CHAVE PARA BOAS VENDAS. NA REGIÃO SERRANA O TURÍSMO DO FRIO COMEÇARÁ A SER BEM APROVEITADO DE AGORA EM DIANTE COM O RETORNO DA GEADA E DOS EVENTOS INTENSOS DE FRIO.

MATERIAL PRODUZIDO PELA CLIMATERRA. É VEDADA A DIVULGAÇÃO DAS INFORMAÇÕES SEM A MENÇÃO EXPRESSA DA FONTE.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Boletim do Tempo para Terça, Quarta e Quinta-Feira, dias 12,13 e 14/07/2011

Inverno de 2011