in

TENDÊNCIA PARA O FIM DA PRIMAVERA/VERÃO EM SC

08:10:26  10-10-2011

 


ESTAMOS COM CONDIÇÕES DE LA-NINA NO OCEANO PACÍFICO E COM TENDÊNCIA A GANHAR FORÇA NOS PRÓXIMOS MESES NO PACÍFICO EQUATORIAL, COM TENDÊNCIA A PREDOMINAR POR TODO O ANO DE 2012, OU PELO MENOS, TODO O PRIMEIRO SEMESTRE. AS PROJEÇÕES TAMBÉM INDICAM UM PREDOMÍNIO MAIOR DE ÁGUAS MAIS FRIAS NO LITORAL DA REGIÃO SUL DO BRASIL NESTE FIM DE PRIMAVERA/VERÃO E OUTONO DE 2012, COM OSCILAÇÃO MAIOR NESTE PERÍODO, É COMUM TER ALGUNS PERÍODOS CURTOS DE ANOMALIA POSITIVA, MAS NA MÉDIA TENDE A FICAR DE NORMAL A FRIO. 

O INVERNO, CLIMÁTICO, TERMINOU MAIS TARDE, FINS DE SETEMBRO, A PRIMAVERA CLIMÁTICA COMEÇOU COM CERCA DE UM MÊS DE ATRASO E DEVE AVANÇAR DENTRO DO VERÃO CLIMÁTICO (FINS DE NOVEMBRO EM DIANTE) DEIXANDO O VERÃO 2011/2012 MAIS CURTO (TENDÊNCIA). O COMEÇO DA PRIMAVERA FOI FRIO (SETEMBRO) E O DECORRER DE OUTUBRO/NOVEMBRO DEVE SEGUIR ESTE PADRÃO, NO GERAL ENTRE A MÉDIA OU ABAIXO DA MÉDIA. ENTRE OUTUBRO E NOVEMBRO COMEÇAM A OCORRER AS PRIMEIRAS ONDAS DE CALOR MAIS ACENTUADAS, COM MÁXIMAS ACIMA DOS 34/38°C NOS LOCAIS MAIS QUENTES DE SC E ENTRE 29/34°C NA MAIOR PARTE DE SC, MAIS FREQUENTE EM NOVEMBRO/DEZEMBRO, NESTE ANO PODEM SER MAIS ACENTUADAS E DE MENOR DURAÇÃO E MENOR NÚMERO, MAIOR PARTE DO PERÍODO O CLIMA TENDE A SER MAIS AMENO. OS PERÍODOS DE FRIO TAMBÉM PODERÃO SER AINDA ACENTUADOS, MAIS QUE O NORMAL, CARACTERÍSTICA DE LA-NINA, E EM MAIOR NÚMERO. O RISCO DE GEADA AINDA ESTARÁ PRESENTE NAS ÁREAS ACIMA DOS 800/1000 m EM OUTUBRO, ACIMA DOS 900/1100 m EM NOVEMBRO E ACIMA DOS 1200/1300 m EM DEZEMBRO, MAIS NAS BAIXADAS.

O VERÃO CLIMÁTICO TENDE A COMEÇAR MAIS TARDE, MEADOS/FINAL DE DEZEMBRO E TERMINAR MAIS CEDO MEADOS DE MARÇO, NO GERAL COM MAIS MADRUGADAS AGRADÁVEIS QUE O NORMAL, ATÉ BEM FRIAS NAS ÁREAS ALTAS E TARDES UM POUCO MAIS QUENTES, NA MÉDIA EM TORNO DO NORMAL, EVENTOS EXTREMOS DE CALOR E FRIO TEM MAIS CHANCES EM ANOS DE LA-NINA. UMA OU DUAS ONDAS DE CALOR COM MAIS DE 7 DIAS DE DURAÇÃO E FORTE TERÃO MAIS CHANCES EM JANEIRO E FEVEREIRO E FRIO MAIS ACENTUADO EM DEZEMBRO E MARÇO, PEQUENA CHANCE EM FEVEREIRO. NO GERAL A TENDÊNCIA É DE UM VERÃO MAIS CURTO QUE O NORMAL E MAIS APROVEITÁVEL EM TERMOS DE TURÍSMO.

 A CHUVA TENDE A SER NORMAL A ACIMA DA MÉDIA EM OUTUBRO, AINDA COM RISCO DE EVENTOS FORTES E COMEÇA A FICAR MAIS ESPAÇADA DE NOVEMBRO OU DEZEMBRO EM DIANTE. MANTENDO A TENDÊNCIA DE UMA LA-NINA CLÁSSICA, COMEÇAREMOS A TER RISCO DE PERÍODOS DE ESTIAGEM DO FIM DA PRIMAVERA E DECORRER DO VERÃO EM DIANTE, MAIS CHANCES NO OESTE E PLANALTO CENTRO-SUL, OESTE E SUDOESTE DO PR E RS. DO FIM DO VERÃO EM DIANTE O RISCO DE ESTIAGEM MAIS GENERALIZADA NO SUL DO BRASIL AUMENTARÁ MUITO. NUM RESUMO; DO FIM DA PRIMAVERA E VERÃO EM DIANTE A CHUVA TENDE A TER UM COMPORTAMENTO BEM IRREGULAR, MAL DISTRIBUIDA NO TEMPO E ESPAÇO, ACENTUANDO DO FIM DO VERÃO EM DIANTE. OUTRO FATO MARCANTE EM ANOS DE LA-NINA SÃO OS EVENTOS EXTREMOS, TEMPORAIS (CHUVA INTENSA LOCALIZADA), VENTANIA E GRANIZADAS, MENOS DIAS E MAIS INTENSOS NA PRIMAVERA E VERÃO, TRAZENDO TRANSTORNOS E MUITOS PREJUÍZOS AO ESTADO.

AS CULTURAS DE INVERNO (FRUTEIRAS, CEREAIS DE INVERNO, ESPECIALMENTE O TRIGO, E CULTIVOS ANUAIS COMO ALHO) AINDA PODEM SOFRER COM O FRIO TARDIO. O TRIGO PODERÁ SER BENEFICIADO NA COLHEITA, O TARDIO, EM MEADOS DE NOVEMBRO/DEZEMBRO COM MAIS DIAS SECOS. ALHO TAMBÉM PODERÁ TER PROBLEMAS COM FRIO FORA DE ÉPOCA, OUTUBRO/COMEÇO DE NOVEMBRO (INDUZ O PERFILHAMENTO E PREJUDICA A QUALIDADE DO BULBO).

O COMEÇO DA SAFRA DE VERÃO, NO GERAL, SERÁ BOM, POIS NÃO TERÁ PROBLEMAS COM FALTA DE CHUVA, APENAS O FEIJÃO PODERÁ TER ALGUM PROBLEMA COM AS NOITES MAIS FRIAS EM TERMOS DE DOENÇA E NA GERMINAÇÃO DO SOJA. O MILHO TERÁ CLIMA ÓTIMO, NO ARROZ O CLIMA FRIO EVENTUAL TAMBÉM PODE INCOMODAR UM POUCO.  NO DECORRER DA SAFRA O RISCO DE TER ESTIAGEM OU CHUVA BEM IRREGULAR AUMENTA, MAIS NO OESTE E PLANALTOS.

EM RELAÇÃO ÀS VENDAS DE ARTIGOS DE PRIMAVERA/VERÃO, O CLIMA NÃO ESTARÁ MUITO FAVORÁVEL ATÉ MEADOS DE NOVEMBRO, POIS O FRIO IRÁ AVANÇAR PELA PRIMAVERA E ESTA NO VERÃO, ATRASANDO AS COMPRAS DE ARTIGOS DE VERÃO, MELHORANDO BEM DE FINS DE NOVEMBRO EM DIANTE. SERÁ ÓTIMO PARA OS ARTIGOS DE MEIA ESTAÇÃO, ESPECIALMENTE NAS ÁREAS FRIAS DE SC. MESMO EM DEZEMBRO PODEREMOS TER ALGUNS PERÍODOS CURTOS DE FRIO MAIS FORTE QUE O HABITUAL. ALÉM DA TRADICIONAL FALTA DE DINHEIRO. NO TURÍSMO A SERRA PODE SER BENEFICIADA COM MAIOR OCUPAÇÃO (HOTEIS E POUSADAS) NOS FINS DE SEMANA PARA CURTIR O FRIO DA SERRA NAS ONDAS DE FRIO TARDIAS, ESPECIALMENTE NA OCORRÊNCIA DA GEADA NOS CAMPOS. NO LITORAL ESTÁ INDICANDO UMA BOA TEMPORADA.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Previsão do tempo para terça, quarta e quinta-feira, dias 11,12 e 13/10/2011

Previsão do tempo para quarta, quinta e sexta-feira, dias 12,13 e 14/10/2011