in

TENDÊNCIA PARA O FIM DO VERÃO/OUTONO 2012

21:38:47   17-01-2012

 

TENDÊNCIA DO FIM DO VERÃO OUTONO DE 2012

 

 

O VERÃO CLIMÁTICO 2011/2012, COMEÇOU TARDE E SEGUE SEM MUITO CALOR EM BOA PARTE DE SC, ESTÁ MAIS QUENTE NO EXTREMO-OESTE, TENDO NOITES MAIS FRIAS EM RELAÇÃO A MÉDIA E TARDES MAIS QUENTES, JÁ DO CENTRO AO LITORAL TEM SIDO, NO GERAL, AMENO, INCLUSIVE COM MAIS NOITES FRIAS QUE O NORMAL, TAMBÉM NO LITORAL. JÁ TIVEMOS DUAS GEADAS NESTE VERÃO, DIA 2 DE DEZEMBRO E 3 DE JANEIRO NA REGIÃO DE S.JOAQUIM EM URUPEMA CHEGOU A -0,4°C EM DEZEMBRO QUE FICOU ABAIXO DA MÉDIA NA MAIOR PARTE DO ESTADO, EM TORNO OU UM POUCO ACIMA NO EXTREMO-OESTE. ESTÁ SENDO UM VERÃO MARCADO PELA AUSÊNCIA DE CALOR FORTENAS ÁREAS TRADICIONAIS DO NORDESTE E LITORAL DE SC, APENAS O BAIXO URUGUAI CATARINENSE É QUE ESTÁ TENDO TARDES TÍPICAS DE VERÃO.

A CHUVA, ATÉ AGORA, METADE DE JANEIRO, ESTÁ ABAIXO DA MÉDIA DO CENTRO AO OESTE, ONDE A ESTIAGEM FOI MAIS SEVERA E COM PERDAS NA AGRICULTURA, DO CENTRO AO LITORAL A CHUVA ESTÁ DE NORMAL A ACIMA DA MÉDIA, BEM ACIMA EM VÁRIOS PONTOS NO LITORAL E NORDESTE DO ESTADO.

A TENDÊNCIA É O VERÃO TERMINAR MAIS CEDO E CONTINUAR, NO GERAL, MAIS AMENO EM RELAÇÃO AO NORMAL, MAIS QUENTE NO OESTE E MAIS AMENO DO PLANALTO AO LITORAL. MAIS NOITES FRESCAS A FRIAS QUE A MÉDIA E COM PEQUENA CHANCE DE 1 OU 2 ONDAS DE CALOR MAIS INTENSA ATÉ MEADOS DE MARÇO (MAIS DE 4/6 DIAS SEGUIDOS DE CALOR FORTE, MÁXIMAS ACIMA DOS 35/38°C NAS ÁREAS MAIS QUENTES E ACIMA DOS 26/29°C NAS ÁREAS MAIS FRIAS.ALGUNS EPISÓDIOS DE FRIO UM POUCO MAIS FORTE QUE O NORMAL PODEM OCORRER, ESPECIALMENTE DE MEADOS DE FEVEREIRO/MARÇO EM DIANTE, GEADA, MAIS NA SEGUNDA QUINZENA DE MARÇO PARA FRENTE NAS ÁREAS ACIMA DOS 1000/1200 m, EM FEVEREIRO, POUCA CHANCE, MAIS ACIMA DOS 1300 m.

O OUTONO DEVE COMEÇAR ENTRE MEADOS DE MARÇO/COMEÇO DE ABRIL, TENDE A SER DE NORMAL A AMENO, COM EXTREMOS DE FRIO/CALOR MAIS ACENTUADO QUE O NORMAL. HÁ PEQUENA CHANCE DE UM PERÍODO DE CALOR ACENTUADO, POSSIVELMENTE, EM MEADOS DE ABRIL. AS PRIMEIRAS GEADAS MAIS SIGNIFICATIVAS DEVEM ACONTECER ENTRE MEADOS DE ABRIL/COMEÇO DE MAIO NAS ÁREAS ACIMA DOS 500/700 m E MAIS AMPLAS EM MAIO EM DIANTE (COMEÇO DO INVERNO QUANDO JÁ COMEÇA A TER CHANCE DE NEVE NA REGIÃO DE S.JOAQUIM).

NO GERAL A TENDÊNCIA É DE UM VERÃO MAIS CURTO QUE O NORMAL, OUTONO E INVERNO ENTRANDO MAIS CEDO.

A CHUVA TENDE A FICAR ACIMA DA MÉDIA E ATÉ BEM ACIMA DO CENTRO AO LITORAL E COMEÇA A REVERTER O QUADRO DA ESTIAGEM DE FEVEREIRO EM DIANTE. PERÍODOS MAIS FREQUENTES DE CHUVA DO CENTRO AO LITORAL E PERÍODOS MAIORES SEM CHUVA NO OESTE E MEIO-OESTE. NO LITORAL E NORDESTE DE SC MANTÉM O PADRÃO ÚMIDO A BEM ÚMIDO, EXIGE MUITA ATENÇÃO NAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DESTAS REGIÕES, POIS HÁ RISCO DE PERÍODOS DE CHUVA MAIS FORTE E CONSTANTE ENTRE FEVEREIRO/MARÇO, TENDENDO A REDUZIR BEM EM ABRIL EM TODO O ESTADO.

NUM RESUMO; CHUVA AINDA IRREGULAR NO OESTE E MEIO-OESTE, MAS EM BOM VOLUME E MAIS FREQUENTE NO NORDESTE E LITORAL. MANTÉM A TENDÊNCIA MAIS ALTA DE EVENTOS EXTREMOS MAIS ACENTUADOS (TEMPORAIS, VENTANIAS, GRANIZO E CHUVA INTENSA), TRAZENDO TRANSTORNOS E PREJUÍZOS AO ESTADO.

NA SAFRA DE VERÃO E NAS FRUTAS, A COLHEITA PODERÁ TER PROBLEMAS EM FEVEREIRO/MARÇO DEVIDO A FREQUÊNCIA MAIOR DA CHUVA, ALÉM DE PREJUDICAR NO ESCOAMENTO NAS ESTRADAS DO INTERIOR DOS MUNICÍPIOS (ESTRADAS DE CHÃO). NA MAÇÃ, VARIEDADE FUJI, O QUADRO ESTÁ INDICANDO SER FAVORÁVEL A UMA BOA QUALIDADE, ASSIM COMO NAS UVAS NA REGIÃO DE S.JOAQUIM.

EM RELAÇÃO ÀS VENDAS DE ARTIGOS DE OUTONO/INVERNO, O CLIMA ESTARÁ MAIS FAVORÁVEL DE FINS DE ABRIL EM DIANTE, MAS É BOM TER CAUTELA EM FUNÇÃO DA FALTA DE DINHEIRO DA POPULAÇÃO.

NO TURÍSMO A SERRA O QUADRO COMEÇA A MELHORAR DE MEADOS DE ABRIL EM DIANTE COM A ENTRADA DOS PRIMEIROS FRIOS MAIS FORTES (GEADAS) E DO TEMPO MAIS SECO E LIMPO.

16 Comentários

Leave a Reply
  1. Ola, Coutinho! Gostaria de saber a previsão de chuva e de temperatura, para a segunda quinzena de fevereiro. Planto arroz em Eldorado do Sul-RS

    • ROSALIA, CONTINUA COM CHUVA BEM IRREGULAR, A ESTIAGEM CONTINUA. ENTRE FEVEREIRO E MARÇO JÁ PODEREMOS TER A ENTRADA DE FRIO MAIS FORTE QUE O HABITUAL, TERÁ UM POUCO DE RISCO PARA O ARROZ. JÁ AGORA NO FIM DE JANEIRO ESTÁ INDICANDO UM FRIO MAIS FORTE QUE O NORMAL.

  2. oi coutinho,quando teremos chuva aqui no oeste e quando q vai começar a esfriar aqui,pois eu tenho uma fabrica de sorvetes e tenho q saber pra ver se eu desligo ou nao minha camara fria,pois nao posso deixar estoque para o inverno..

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Previsão do tempo para quarta, quinta e sexta-feira, dias 18,19 e 20/01/2012

Previsão do tempo para quinta, sexta-feira e sábado, dias 19,20 e 21/01/2012