in

INVERNO E COMEÇO DE PRIMAVERA EM SC

16: 08:03  19-06-2012

TENDÊNCIA DO INVERNO A MEADOS DA PRIMAVERA EM SC/2012.

 

O OUTONO, CLIMATICAMENTE FALANDO (MEADOS DE MARÇO A COMEÇO DE MAIO) FOI ACIMA DA MÉDIA NA TEMPERATURA E MAI SECO EM SC, MESMO ASSIM TIVEMOS DUAS ONDAS DE FRIO BEM MARCANTES, FIM DE MARÇO E FIM DE ABRIL, ATÉ COM QUEBRA DE RECORDE DE MÍNIMA EM MARÇO.

 

O INVERNO, CLIMA, EM GERAL COMEÇA EM MEADOS DE MAIO E VAI ATÉ MEADOS DE SETEMBRO, COMEÇA UM POUCO MAIS TARDE E TERMINA MAIS CEDO NO LITORAL, SOMENTE NA REGIÃO DE SÃO JOAQUIM É QUE, ÀS VEZES, AVANÇA EM OUTUBRO. NESTE ANO COMEÇOU DENTRO DO NORMAL, PRÓXIMO DA METADE DE MAIO NAS ÁREAS MAIS ALTAS E FINS DE MAIO NAS ÁREAS MAIS QUENTES, O MEIO DO INVERNO COMEÇA NA METADE DE JUNHO E VAI ATÉ A PRIMEIRA METADE DE AGOSTO. A DATA DE 20 DE JUNHO MARCA O SOLSTÍCIO DE INVERNO NO HEMISFÉRIO SUL, QUANDO TEMOS O DIA MAIS CURTO DO ANO, APENAS ISTO, UM EVENTO ASTRONÔMICO DEVIDO A INCLINAÇÃO DO EIXO DA TERRA E O MOVIMENTO AO REDOR DO SOL, A ESTAÇÃO CLIMA COMEÇA BEM MAIS CEDO E TERMINA ANTES DO EQUINÓCIO DE PRIMAVERA EM SETEMBRO EM NOSSA REGIÃO, ESTAÇÕES CLIMÁTICAS NÃO COMEÇAM POR DECRETO. O FRIO QUE JÁ FEZ EM MEADOS DE MAIO E JUNHO, ESTÃO DENTRO DO ESPERADO PARA O INVERNO.

 

NESTE ANO O INVERNO TEM SE COMPORTADO COM FRIO MAIS CONSTANTE DE FINS DE MAIO E EM JUNHO, POUCOS DIAS DE CALOR FORTE E VÁRIOS DIAS DE FRIO INTENSO, ISTO EM SC, ESTE PADRÃO DEVE PERSISTIR NO DECORRER DE JULHO E BOA PARTE DE AGOSTO, PREDOMÍNIO MAIOR DOS DIAS FRIOS A BEM FRIOS, INTERCALADOS COM ALGUNS DIAS DE CALOR, EM GERAL DE 3 A 5 DIAS, NA MÉDIA O INVERNO TENDE A SER DE NORMAL A FRIO, O MÊS DE JUNHO DEVE FECHAR ABAIXO DA MÉDIA EM SC. JULHO E AGOSTO PODERÃO SEGUIR O MESMO CAMINHO, COM FRIO MAIS INTENSO EM JULHO E PRIMEIRA METADE DE AGOSTO E OSCILANDO MAIS ENTRE MEADOS DE AGOSTO E SETEMBRO, QUANDO DEVE TER PERÍODOS MAIS ACENTUADOS DE CALOR POR UNS DIAS SEGUIDOS, EM GERAL MAIS DE TRÊS/QUATRO DIAS. É POSSÍVEL QUE AINDA VENHA OCORRER MAIS DUAS OU TRÊS ONDAS DE FRIO BEM ACENTUADAS ATÉ O FIM DO INVERNO EM MEADOS DE SETEMBRO NÃO DESCARTANDO ALGUMA MARCA BEM EXPRESSIVA DE MÍNIMA. UM PERÍODO DE DEMAIS DE 5/8 DIAS DE CALOR MAIS FORTE QUE O HABITUAL PODERÁ SER REGISTRADO, MAIOR RISCO EM AGOSTO/SETEMBRO, OU SEJA, ALGUNS EXTREMOS ACENTUADOS DE CALOR E FRIO.

 

O INVERNO COMEÇOU COM CHUVA IRREGULAR E POUCA, DE MEADOS DE JUNHO EM DIANTE A CHUVA COMEÇOU A VOLTAR AO NORMAL, A TENDÊNCIA PARA JULHO ATÉ OUTUBRO, PELO MENOS, É DE CHUVA MAIS FREQUENTE E DE NORMAL A ACIMA DA MÉDIA. EVENTOS EXTREMOS DE CHUVA COMEÇAM A TER MAIOR RISCO DA METADE DO INVERNO (JULHO EM DIANTE) E NA PRIMAVERA, EXIGINDO  MUITA ATENÇÃO E MONITORAMENTO NOS EVENTOS MAIS FORTES DE CHUVA QUE PODERÃO OCORRER ATÉ O FIM DO ANO. ASSIM COMO PODEREMOS TER EVENTOS MAIS FREQUENTES E INTENSOS DE TROVOADA, VENTANIA E GRANIZO ACIMA DO NORMAL DA ÉPOCA, ESPECIALMENTE DE AGOSTO EM DIANTE.

 

A ESTIAGEM JÁ ESTÁ EM FASE FINAL E LOGO TEREMOS EXCESSO DE UMIDADE QUE IRÁ ATRAPALHAR NAS CULTURAS DE INVERNO E IMPLANTAÇÃO DAS CULTURAS DE VERÃO. EM RELÇAO AO TRIGO, AVEIA E CEVADA, O CUIDADO É COM GEADA ENTRE FINS DE AGOSTO AO FIM DE SETEMBRO E POSSÍVEL EXCESSO DE UMIDADE NA COLHEITA. NO CASO DO ALHO E CEBOLA, O FRIO EM ALGUNS DIAS EM SETEMBRO/OUTUBRO PODERÁ OCASIONAR PERFILHAMENTO /FLORECIMENTO, ALÉM DO RISCO DE GEADA TARDIA COM POTENCIAL DE DANOS PARA QUEM QUISER ARRISCAR E PLANTAR O MILHO MUITO CEDO (SOLO FRIO TAMBÉM). PARA AS FRUTEIRAS DE CLIMA TEMPERADO O INVERNO SERÁ BOM A MUITO BOM, A SAÍDA DO INVERNO É QUE PODERÁ TRAZER ALGUMA PREOCUPAÇÃO, ESPECIALMENTE PARA AS FRUTAS DE CAROÇO, COM GEADA MAIS INTENSA ENTRE A SEGUNDA QUINZENA DE AGOSTO E COMEÇO DE SETEMBRO, ESPECIALMENTE NAS ÁREAS ACIMA DOS 600/800 m. A CHUVA MAIS FREQUENTE TAMBÉM AUMENTARÁ OS CUSTOS NOS POMARES DE MAÇÃ COM O TRATAMENTO CONTRA AS DOENÇAS FÚNGICAS, ESPECIALMENTE A SARNA, DE FINS DE AGOSTO EM DIANTE.

 

EM RELAÇÃO ÀS VENDAS DE ARTIGOS DE INVERNO, O CLIMA CONTINUARÁ FAVORÁVEL, É BOM TER CAUTELA EM FUNÇÃO DA FALTA DE DINHEIRO DA POPULAÇÃO E O RISCO DE ALGUNS PERÍODOS CURTOS DE CALOR DURANTE O INVERNO.

 

NO TURÍSMO DO FRIO, NA SERRA, O QUADRO JÁ ESTÁ FAVORÁVEL E CONTINUARÁ ASSIM ATÉ MEADOS DE SETEMBRO, GEADAS MODERADAS A FORTES SÃO FREQUENTES NESTA ÉPOCA NO TOPO DA SERRA E O RISCO DE NEVE, EM GERAL OCORRE EM 5/7 DIAS/ANO, AUMENTA EM JULHO E AGOSTO, MAIS NA PARTE MAIS ALTA DO PLANALTO SUL E MAIS ESPORÁDICO NAS OUTRAS REGIÕES.

 

18 Comments

Leave a Reply
  1. boa noite coutinho como tinha te escrevido ref ao el niño ele pode vir com mais ou menos intensidade estou certo sobre minha tese. tudo de bom

    • EDERSON, CADA EL-NINO TEM SUAS PECULARIDADES, PODE SER BEM FORTE E NÃO DAR NADA D+ AQUI, COMO PODE SER FRACO E CAUSAR UM GRANDE TRANSTORNO. É ESPERAR E MONITORAR.

  2. Olá Ronaldo, tudo bem? Teremos aqui em Blumenau aalguma previsão de muitas chuvas até a primavera? algo que devemos ficar em alerta? e na primavera? algum indício? obrigada…

  3. Coutinho, sou de Araranguá, não entendo porque diz que o inverno esta normal, pois pelo menos aqui no no sul, as tardes estão muito quentes, desde já agradeço

    • JUNIOR, TER CALOR NO INVERNO É NORMAL, AS MÉDIAS ESTÃO LIGEIRAMENTE ACIMA DO PADRÃO E DENTRO DA VARIAÇÃO NORMAL (+ OU -), DE 5 A 10 DIAS DE CALOR EM QUASE TODOS OS INVERNOS TEMOS.

  4. Boa tarde Romaldo.
    Escutei em uma radio local que apartir de agosto teremos chuva acima da media aqui para a regiao de Brusque, tem algum risco de cheias? obrigado e bom trabalho.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Previsão do tempo para os dias 20 e 21 de junho de 2012

Previsão do tempo para os dias 21 e 22 de junho de 2012