in

FIM DO INVERNO 2012 E PRIMAVERA EM SC

17:25:00   02-08-2012

 

CLIMA PARA O FIM DO INVERNO 2012 E PRIMAVERA EM SC EM IMPRENSA.

O INVERNO, ATÉ AGORA, FOI MAIS INTENSO EM JULHO, QUE FICOU ABAIXO DA MÉDIA EM SC, MAIO E JUNHO FICARAM UM POUCO ACIMA, COM PERÍODOS DE FRIO INTENSO, MAIORES EM JUNHO ONDE BOA PARTE DO MÊS FOI DE FRIO MODERADO A FORTE. A MENOR TEMPERATURA CONTINUA SENDO NO DIA 8 DE JUNHO COM -9,2°C EM BOM JARDIM DA SERRA/EPAGRI. EM SC JÁ FORAM 31 DIAS COM MÍNIMAS NEGATIVAS, SENDO 4 DIAS FORA DO INVERNO, EM MARÇO E ABRIL. AS DUAS CIDADES COM MAIOR NÚMERO DE DIAS COM MÍNIMAS NEGATIVAS FORAM; URUPEMA/EPAGRI (24 DIAS) E BOM JARDIM DA SERRA (19 DIAS) ATÉ O DIA 31 DE JULHO. EM TERMOS DE GEADA, REGIÃO DE S.JOAQUIM/URUPEMA/BOM JARDIM JÁ FORAM 64 DIAS COM GEADA ATÉ O DIA 31 DE JULHO (A MÉDIA DO ANO É 70/80 DIAS NESTA REGIÃO) E APENAS DOIS DIAS COM NEVE, BEM FRACA E ISOLADA, DIAS 7 E 8 DE JULHO. NO GERAL ESTÁ SENDO UM INVERNO DE NORMAL A UM POUCO FRIO, MAIS ÚMIDO EM JULHO. PARA AS FRUTEIRAS DE CLIMA TEMPERADO ESTÁ MUITO BOM, NA REGIÃO DE S.JOAQUIM JÁ ACUMULOU ENTRE 600 A 1000 HORAS DE FRIO ABAIXO DE 7,3°C, VALOR MUITO BOM PARA DORMÊNCIA DA MAÇÃ E OUTRAS FRUTEIRAS DE CLIMA TEMPERADO.

AGOSTO MARCA O ÚLTIMO MÊS CHEIO DO INVERNO CLIMÁTICO EM SC. EM FINS DE AGOSTO/COMEÇO DE SETEMBRO, NA MAIOR PARTE DE SC, COMEÇA A TRANSIÇÃO PARA A PRIMAVERA CLIMÁTICA, NAS NAS ÁREAS ACIMA DOS 800/1000 m O INVERNO/CLIMA AVANÇA ATÉ MEADOS DE SETEMBRO E ATÉ O FIM DE SETEMBRO ACIMA DOS 1200 m.

O INVERNO CLIMÁTICO DEVE TERMINAR EM MEADOS DE SETEMBRO E ATÉ LÁ A TEMPERATURA TENDE A FICAR EM TORNO DA MÉDIA (ALGUMAS ÁREAS FICAM ABAIXO OUTRAS UM POUCO ACIMA). MARCARÁ A ALTERNÂNCIA DE PERÍODOS, VÁRIOS DIAS SEGUIDOS, DE FRIO MAIS INTENSO COM ALGUNS INTERVALOS, TRÊS A CINCO DIAS, DE CALOR MAIS FORTE, AUMENTANDO ESTA DURAÇÃO EM SETEMBRO, MARCA REGISTRADA DA RETA FINAL DO NOSSO INVERNO, QUE NESTE ANO SERÁ MAIS ACENTUADO, CALOR/FRIO, QUE O NORMAL. RISCO ALTO DE GEADA AMPLA EM AGOSTO E MENOR CHANCE, MAS NÃO DESCARTANDO EM SETEMBRO (JÁ COM RISCO DE DANOS PARA ÁREAS BAIXAS DO OESTE E MÉDIO E ALTO VALE DO RIO ITAJAÍ). AINDA HÁ POSSIBILIDADE DE TER MAIS DUAS A TRÊS ONDAS DE FRIO MODERADA A FORTE ATÉ O FINAL DE SETEMBRO. ATÉ A PRIMEIRA QUINZENA DE SETEMBRO É NORMAL TER EVENTOS DE NEVE, PORTANTO ATÉ TEREMOS CHANCE DO FENÔMENO, MAIS RARO APÓS O DIA 15/20 DE SETEMBRO EM DIANTE, O ÚLTIMO FOI EM 2000 NO DIA 17 DE SETEMBRO.

A PRIMAVERA/CLIMA DEVE COMEÇAR ENTRE MEADOS DE SETEMBRO/OUTUBRO EM DIANTE ATÉ FINS DE NOVEMBRO, EM DEZEMBRO NAS ÁREAS MAIS ALTAS, ACIMA DOS 1200 m, NESTE ANO TENDE A TER ALTERNÂNCIA DE PERÍODOS DE FRIO E INTERVALOS DE CALOR MAIS ACENTUADOS, GERANDO POSSÍVEIS MARCAS EXPRESSIVAS DE MÍNIMAS E MÁXIMAS AO LONGO DA ESTAÇÃO, QUE TENDE A FICAR, NO GERAL, DENTRO DA MÉDIA (EXTREMOS MAIS ACENTUADOS). HÁ RISCO MÉDIO/ALTO DE UMA A DUAS ONDAS DE FRIO BEM SIGNIFICATIVO, MAIS CHANCES EM OUTUBRO, COM POTENCIAL PARA GEADAS COM DANOS (OESTE, PLANALTOS, ALTO VALE DO RIO ITAJAÍ E PARTE ALTA DA GRANDE FPOLIS, ACIMA DOS 600/800 m), EM NOVEMBRO MAIS RESTRITO AS ÁREAS ACIMA DOS 1000/1200 m.

NA PARTE DA CHUVA, TANTO O FIM DO INVERNO COMO A PRIMAVERA TENDEM A SER MAIS ÚMIDSO QUE O NORMAL E COM POUCA CHANCE DE PERÍODOS MAIORES DE OITO A DEZ DIAS SEGUIDOS SEM CHUVA. ATÉ O FIM DO ANO PODEREMOS TER MAIS DE OITO EVENTOS DE CHUVA MODERADA A FORTE NO ESTADO, EXIGINDO ATENÇÃO E MONITORAMENTO DE TODAS AS REGIÕES. PEQUENO RISCO DE MAIS DE DEZ DIAS SEGUIDOS SEM CHUVA ENTRE MEADOS DE NOVEMBRO OU EM DEZEMBRO. DE AGORA EM DIANTE OS EVENTOS DE TEMPO SEVERO, GRANIZO, VENTANIA E CHUVA FORTE LOCALIZADA, COMEÇAM A AUMENTAR DE FREQUÊNCIA E INTENSIDADE ( O QUE É NORMAL NA PRIMAVERA), ESPECIALMENTE DE SETEMBRO EM DIANTE, MUITA ATENÇÃO NOS BOLETINS DIÁRIOS DA PREVISÃO DO TEMPO.

NA AGRICULTURA

O RISCO DE FRIO MAIS FORTE QUE O HABITUAL EM ALGUNS DIAS EM SETEMBRO/OUTUBRO PODERÁ OCASIONAR UM PERFILHAMENTO /FLORECIMENTO MAIOR EM CULTURAS COMO ALHO/CEBOLA, ALÉM DO RISCO DE GEADA TARDIA COM POTENCIAL DE DANOS PARA QUEM QUISER ARRISCAR E PLANTAR O MILHO MUITO CEDO, MAIS AINDA EM ÁREAS DE BAIXADAS E VALES ONDE O AR FRIO ACUMULA MAIS (ALÉM DO SOLO FRIO QUE PREJUDICA A GERMINAÇÃO). PARA AS FRUTEIRAS DE CLIMA TEMPERADO O INVERNO ESTÁ SENDO BOM A MUITO BOM, A SAÍDA DO INVERNO É QUE PODERÁ TRAZER ALGUMA PREOCUPAÇÃO, ESPECIALMENTE PARA AS FRUTAS DE CAROÇO, COM GEADA MAIS INTENSA ENTRE A SEGUNDA QUINZENA DE AGOSTO E COMEÇO DE SETEMBRO, ESPECIALMENTE NAS ÁREAS ACIMA DOS 600/800 m. A CHUVA MAIS FREQUENTE TAMBÉM AUMENTARÁ OS CUSTOS NOS POMARES DE MAÇÃ COM O TRATAMENTO CONTRA AS DOENÇAS FÚNGICAS, MAIS A SARNA, DE FINS DE AGOSTO EM DIANTE, ALÉM DO TRABALHO DAS ABELHAS NA FLORADA ENTRE SETEMBRO/OUTUBRO.

NO TRIGO A GEADA TARDIA (SETEMBRO E OUTRUBRO NA REGIÃO DE CAMPOS NOVOS/FRAIBURGO) E A FREQUÊNCIA MAIOR DA CHUVA PODERÁ TRAZER A REDUÇÃO DA PRODUTIVIDADE E AUMENTAR OS CUSTOS COM TRATAMENTOS PARA DOENÇAS.

EM RELAÇÃO ÀS VENDAS DE ARTIGOS DE VERÃO, O TEMPO BEM INDEFINIDO, ORA FRIO ORA QUENTE, IRÁ INCOMODAR ATÉ MEADOS DE NOVEMBRO/COMEÇO DE DEZEMBRO, DEPOIS FICARÁ MAIS FAVORÁVEL AS VENDAS.

 

2 Comments

Leave a Reply
  1. Coutinho em julhoo todos os modelos monstravam que apartir de agosto teriamos muita chuva, agora hoje sai em nota oficial na epagri ciram que agosto vai ser o mes menos chuvoso dos ultimos trinta anos que mudança radical e oque esperar para setembro que tambem dizem ser de muita chuva “”seca””!!! Aqui em rio do sul todo mundo fala em uma nova enchente o comercio esta parado Ninguem mais quer comprar nada com medo de uma nova catastrofe oque voce tem a nos dizer!

    • RODRIGO, AGOSTO FOI SURPRESA, NÃO ERA PARA SER ASSIM TÃO SECO, CONTINUA A TENDÊNCIA DE CHUVA NORMAL A ACIMA EM ALGUNS PERÍODOS DE SETEMBRO A NOVEMBRO, PODENDO TER INTERVALOS UM POUCO SECOS.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Previsão do tempo para os dias 03 e 04 de agosto de 2012

Previsão do tempo para os dias 4,5 e 6 de agosto de 2012