NEVE EM 25 E 26 DE SETEMBRO DE 2012 EM S.JOAQUIM.

NEVE EM S.JOAQUIM 2012

 

Este foi o evento de neve bem tardio, poucos eventos de neve, região de S.Joaquim, ocorreram na primavera climática (neste ano ela começou em agosto, normalmente começa no final de setembro) ou dentro da primavera astronômica, o último foi em 25 de setembro de 2000 ( na cidade foi por pouco tempo, +- 10 minutos, mais intermitente no interior do município), já em 1995, madrugada do dia 20, durou mais de uma hora e formou uma fina camada nos carros dentro da cidade. Em 1980 foi o mais tardio na área urbana de S.Joaquim ( já o mais tardio,com registro, foi no dia 3/10/1999 no distrito do Cruzeiro com cerca de 2 cm), no dia 30, acumulou bem e até amanheceu com neve no chão no dia 01/10/1980 (conforme relato da observadora do Inmet, Senhora Edilsa.)

Neste ano tivemos neve fraca, por breves minutos na noite do dia 7 de julho e cerca de 5/10 minutos na madrugada do dia 8 de julho na região do distrito do Cruzeiro e também no Morro da Igreja em Bom Jardim/Urubicí, totalizando 4 dias de neve, sendo dois dias na cidade (primeira vez que tem 2 dias seguidos na primavera desde a abertura da estação em 1955). No dia 30 de abril teve 2 minutos de chuva congelada na Climaterra e outros pontos da cidade, teve relatos de flocos de neve no interior do município, algo muito raro por ser final de outono e ainda em abril.

A duração da neve também foi pouco usual para época, teve queda de neve, na Climaterra (fica a 700 m do centro da cidade) entre 20:55 até 21:40 do dia 25 e das 06:55 até as 09:15 do dia 26, depois até tivemos quedas muito breves de flocos de neve na Climaterra e em pontos da cidade (observação visual) até perto das 11:30 e já com temperatura bem positiva, entre 4/6°C, estava muito frio em altitude o total de neve foi de 0,5 cm/Climaterra.

Foi uma massa polar muito forte e com intenso frio em todo o perfil da atmosfera, na sondagem que é feita em Porto Alegre chegou a acusar -12,9°C a 3000 m, algo raríssimo, se não inédito, para época, associado a circulação ciclônica em niveis mais altos que transportou umidade do oceano para o nordeste do RS e sudeste de SC, permitindo a ocorrência da neve, não só em S.Joaquim como em; Bom Jardim da Serra, Urupema, interior de Painel e interior de Urubicí em SC, no RS, São José dos Ausentes, Bom Jesus e São Francisco de Paula na área urbana, teve relatos em Cambará e alhures.

Tivemos uma marca bem expressiva, foi a menor mínima já registrada, Inmet, depois do dia 20 de setembro desde 1955! superou a marca de -2,6°C em 1980, a mínima ficou em -3,1°C na estação automática do Inmet em S.Joaquim, entre as diversas estações que tem em S.Joaquim, Inmet, Epagri e Climaterra, a menor foi de -3,9°C na Vila Francioni/Epagri. Em SC foi no Morro da Igreja/Inmet em Bom Jardim da Serra com -5,6°C. Na cidade de S.Joaquim a madrugada do dia 26 foi extremamente gelada devido ao vento (geada negra) com pico de -18,0°C/Climaterra as 4 horas da madrugada e -21°C no Inmet de sensação térmica. Com certeza outras cidades de SC também podem ter registrado a menor mínima no fim de setembro em muitas décadas, questão de analisar os dados.

O lado negativo foi a geada (negra na região alta do planlto sul) que afetou a fruticultura, cereais de inverno, especialmente o trigo e o plantio antecipado da safra de verão nas áreas acima dos 600/800 m em SC.

Muitos ainda conseguiram minimizar os efeitos da geada com fogo e fumaça, pois com o aviso bem antecipado da entrada da forte onda de frio, dado pela Climaterra, já no dia 19/20 nas rádios e no dia 21 no site, tiveram tempo de se preparar.

Agora é torcer para que não venha mais frio tão forte em outubro/novembro e dezembro, já que não descartamos a possibilidade de mais uma ou duas ondas de frio até o fim do ano.

Fonte; Climaterra e Epagri.

 

NEVE DIA 26/9/2012 S.JOAQUIM

 

NEVE DIA 26/9/2012 S.JOAQUIM
NEVE DIA 26/9/2012 S.JOAQUIM
NEVE DIA 26/9/2012 S.JOAQUIM
NEVE DIA 26/9/2012 S.JOAQUIM

 

Fotos; Ronaldo Coutinho do Prado.

1 COMENTÁRIO

  1. Nóis aqui de serra abaixo vamos ficar tudo gelado,igual o boneco estanhado que tem no pórtico de s.Joaquim.Estaremos ai sabado pra domingo fazendo o roteiro da neve. Fpolis-Urubici-B.Retiro-Cruzeiro-S.Joaquim.Depois vamos almoçar um bom churrasco e vinho,pra descer pela serra do 12.Bom fim de semana a todos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.