Calor recorde a vista!

Mais um dia de muito calor do oeste aos planaltos e vale do Itajaí, no litoral e foz do Itajaí bem mais “ameno” em relação ao interior de SC(bem abafado). Chuva e trovoada no decorrer desta segunda, mais de tarde/noite, risco de alguns temporais bem isolados (granizo, ventania e chuva intensa).

Durante a semana teremos condições de pancadas de chuva/trovoada e risco de temporais(granizo,ventania e chuva intensa) isolados, mais de tarde/noite, alguns bem fortes e bem localizados.

Alterna entre sol e algumas nuvens a períodos de nublado, maiores períodos de nublado a quase nublado no leste de SC e maiores períodos de sol do oeste aos planaltos e topo da serra.
Máximas entre 28/34°C entre o oeste, planaltos e boa parte do vale do Itajaí, no topo da serra e litoral/baixo vale do Itajaí entre 24/30°C. o pico será no oeste, algumas cidades podem ficar entre 34/37°C.

Apenas o começo do calorão, que será mais prolongado e intenso do oeste aos planaltos, o pico será na quinta-feira, com máximas entre 30/37°C na maior parte de SC e entre 38/42°C no baixo Uruguai e litoral sul. No fim de semana começará a cair a temperatura. Recordes de máxima para outubro e até absoluta em muitas cidades de SC no decorrer desta semana, também no PR, SP, MS, MT,MG, RJ.

Esta poderá ser a pior onda de calor a atingir SC em outubro em muitas e muitas décadas, a última parecida foi em 1985. O calor será surreal no PR,SP,MS,MT, parte de MG e RJ, nestes Estados não se descarta valores máximos entre 40/45°C e grande parte entre 35/40°C por vários dias seguidos, isto gera risco para saúde, prejuízos na agricultura, para animais, consumo exagerado de energia elétrica e água.

Muito cuidado com alimentos fora da geladeira, especialmente no comércio, nas criações de aves e suínos o calor intenso é fatal caso não haja um bom controle da temperatura, nestas situações a mortalidade é alta.

Também poderá afetar na saúde (desidratação e insolação), especialmente crianças e idosos.

Evitar o trabalho mais pesado ao ar livre durante a tarde.

Dados de hoje.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.