
AVISO ESPECIAL; Onda de Calor.
Intenso períodos de calor, madrugadas desconfortáveis e tarde muito quentes, especialmente no litoral e vale do Itajaí, máximas entre 30/35°C em boa parte de SC e em muitas cidades do litoral e vale do Itajaí entre 34/39°C, pontualmente 40/42°C é possível (dentro do período de duração da onda de calor, que hoje, indica que poderá ir além do dia 16).
No litoral e vale do Itajaí poderão ter mínimas entre 21/26°C o que tornará o descanso bem difícil para quem não tem alguma refrigeração.
O calor deverá ocasionar um aumento considerável no consumo de energia elétrica, especialmente no litoral e vale,também exigem muita atenção com aves e suínos em relação ao forte calor, boa ventilação/refrigeração e muita água, atenção também com alimentos fora da geladeira.
Neste período, dia 7 a 16, pelo menos, o calor predominará com força em SC, onda de calor forte a bem forte, algumas marcas (máxima absoluta) podem ser alcançadas e até batidas e como o ar é quente e úmido, permitirá a formação das pancadas de verão (chuva/trovoada/em diversos pontos),mais de tarde/noite com risco, para toda SC, de temporais a tempestades severas e isoladas, felizmente poucas cidades é que terão a ocorrência. Isto vale para todo o período da onda de calor.
O pico,primeiro,fica entre esta quarta aa sexta e na semana que vem. A primeira quinzena de janeiro ficará bem acima da média.
Na agricultura o forte período de calor favorece as doenças e pragas de verão, especialmente na fruticultura e rizicultura.
Dados de hoje.
Podemos dizer que essa é a primeira onda forte de calor do verão, portanto teremos mais duasondas fortes até o fim da estação?
LUIZ, POR ORA É A PRIMEIRA E ESPERO QUE ÚLTIMA TAMBÉM! KK
Salve Coutinho,tomara que esse calorão seja proporcional ao frio no próximo inverno.
FELIPE; PODERÁ SER.