Feriadão de Páscoa no Centro-Sul do Brasil

Feriadão de Páscoa no Centro-Sul do Brasil

A sexta-feira ainda será um dia com predomínio de tempo seco no sul do país, devido a atuação de um sistema de alta pressão, o que deve manter o céu claro a sol e poucas e nuvens. Maior nebulosidade apenas na faixa litorânea de SC (mais o litoral norte) e PR, por conta da umidade que vem do mar. Com o ar seco, as temperaturas ficam mais baixas no início do dia e também durante a noite, mas com rápido aquecimento à tarde. Mínimas de 10ºC a 15ºC no interior dos três estados do sul (7 a 10ºC na áreas serranas), e de 15ºC a 19ºC no litoral. As máximas variam de 25ºC a 30ºC na maior parte da região, e entre 29/32°C nas regiões de vale e em pontos do litoral de SC e baixo vale do Itajaí. Em São Paulo o predomínio também será de tempo seco no interior do Estado, com possibilidade apenas de chuva bem isolada no norte. Na faixa leste o predomínio será de maior nebulosidade, com chuvas esparsas. Faz calor no interior, com máximas entre 28ºC e 32ºC. Na faixa leste a máxima não deve passar dos 25ºC.

No sábado áreas de instabilidades avançam do norte da Argentina e Paraguai em direção ao oeste da região sul do Brasil. Há previsão de chuva, que pode ser forte, principalmente a partir da tarde e a noite, atingindo especialmente o oeste de SC, sudoeste do PR e noroeste do RS. Com a formação de uma frente fria sobre SC na madrugada de sábado para domingo, as chuvas devem se espalhar pelo interior dos três estados, atingindo principalmente SC e PR. Há risco de chuva forte. No RS também chove, mas a chuva deve se concentrar na metade norte do Estado. Ainda assim não se descarta chuva passageira em áreas da metade sul gaúcha no domingo. Por conta da chuva, áreas do oeste dos três estados já não terão tanto calor na tarde do sábado, quanto o que deve ser observado na sexta-feira. No domingo, quando o predomínio será de céu mais encoberto em praticamente toda a região, com chuvas mais generalizadas, as temperaturas devem ficar mais baixas à tarde, com máximas que não devem passar dos 25ºC na maior parte de SC, PR e RS.

Em São Paulo, durante o final de semana, com a aproximação da frente fria, a chuva deve retornar ao interior do Estado. Há risco de chuva forte, e as temperaturas já não sobem tanto quanto na sexta-feira. As chuvas mais generalizadas para os paulistas também é esperada para o domingo, quando há risco de chuva forte em todo o Estado. Com o predomíno de céu mais encoberto as máximas não devem passar dos 28ºC no interior durante o domingo. E as mínimas ficam entre 18ºC e 22ºC.

Bruno Maon Fernandes/Meteorologista/Climaterra.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.