FRIO VIOLENTO CHEGANDO A SC!
No decorrer desta tarde/noite teremos a entrada de intensa massa polar, será o auge do frio dos últimos dias, no fim da noite já estará abaixo de zero em vários pontos do oeste aos planaltos.
No geral o ar frio entrará mais seco na maior parte de SC, teremos aumento de nuvens e no topo da serra de SC e serra do RS poderemos ter chance de neve no decorrer desta noite e madrugada/manhã de sábado.
No fim da noite desta sexta, região do topo da serra/SC a temperatura estará entre -2/-5°C (-5/-7°C nos cumes acima dos 1500/1600 m) e entre 2/-3°C na maior parte de SC, no litoral e vale do Itajaí entre 6 a 0°C.
O fim de semana poderá ser um dos mais gelados já registrados em junho, no topo da serra entre -9/-6°C (topos) a 0/5°C de tarde e em boa parte de SC entre -6/-1°C a 7/13°C. No litoral teremos geada generalizada e forte, mínimas entre -4 a 1°C.
Recordes de mínima devem ser batidos, a capital, Floria, poderá ter mínima entre -2/1°C e 12/15°C no fim de semana, confirmando poderá ser o fim de semana mais gelado na capital em 115 anos.
Geada em todo o estado no fim de semana, no litoral será forte nas áreas longe do mar e na orla moderada a fraca, geada severa a excepcional em boa parte de SC.
Atenção;
Máquinas agrícolas em relação ao risco de congelar a água no motor.(maior risco nas cidades acima dos 300/500 m e micro climas do litoral)
Congelamento da água nos canos das casas (maior risco nas cidades acima dos 300/500 m e micro climas do litoral, mais o sul). Também com risco para congelamento da água nos carros nas cidades frias do Estado.
Danos elevados nas culturas tropicais como banana e maracujá, danos nas pastagens nativas, risco de danos nas criações de peixes de clima mais ameno como tilápia.Atenção com produção de mudas para reflorestamento em relação a geada forte.
Poderemos ter trechos de rodovias (BR 116, BR 282, BR 153 e as do topo da serra) com formação de geada na pista na madrugada/começo da manhã.
Mínimas mais baixas estimadas no pico do frio;
Extremo oeste,oeste e meio oeste; no geral entre -2/-6°C, algumas áreas entre -5/-8°C (baixadas e fundo de vale).
Centro do Estado; -4/-7°C e picos bem isolados com -7/-9°C (baixadas e vales).
Planalto norte; -3/-6°C com pontos bem isolados entre -6/-8°C
Planalto sul; -4/-8°C e em pontos do topo da serra entre -8/-10°C (baixadas).
Litoral sul; -4 a 1°C e perto da serra e microclima entre -4/-6°C.
Grande Fpolis; na parte serrana entre -3/-6°C e na parte baixa entre -4/1°C, Na Capital entre -2/1°C
Litoral norte; -1/3°C em pontos isolados e longe do mar entre -3/0°C
Vale do Itajaí; no médio e alto vale entre -5/-2°C e no baixo vale entre -3/1°C.
Bruno Maon Fernandes/Meteorologista.
Ronaldo Coutinho/Agrônomo






