FORTE ONDA DE FRIO A CAMINHO

FORTE ONDA DE FRIO A CAMINHO

 

Uma intensa massa de ar polar deve chegar ao Brasil durante o próximo sábado (20), e promete trazer temperaturas muito baixas para Santa Catarina e também para outros estados do Centro-Sul do Brasil. Como faltam três dias para o início do evento, os modelos numéricos ainda não entraram em consenso quanto à intensidade e abrangência dessa onda de frio, mas a tendência é de queda acentuada de temperatura em todo o Sul do Brasil, em grande parte do Sudeste e Centro-Oeste e também no sul da região Norte.

Nas serras catarinense e gaúcha a previsão indica grande possibilidade de neve entre a noite de sábado (20) e a manhã de domingo (21), inclusive com acumulação (atenção com as telas de proteção contra o granizo no topo da serra em SC e RS). A neve pode atingir também cidades catarinenses fora do topo da serra.

No domingo e na segunda-feira (22) as temperaturas mínimas prometem ficar abaixo de zero em grande parte de Santa Catarina (exceto litoral), e também em áreas do sul do Paraná, interior do Rio Grande do Sul e em áreas isoladas no sul dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Em SC as mínimas devem ficar entre -3/5°C na maior parte do Estado no domingo fim da noite (-3/-6°C no topo da serra) e na segunda e entre -4/3°C na maior parte de SC, -2/-6°C nas áreas frias do oeste, meio oeste e planaltos e -5/-8°C no topo da serra, mas nos vales e baixadas, manterá o frio intenso no amanhecer de terça e quarta com geada ampla.

Há expectativa de geada em importantes áreas produtoras de trigo e café como o norte do Paraná e o interior de São Paulo. Nas áreas de pomares dos três estados do sul a formação de geada, segunda e terça, serão de intensidade moderada a forte com pontos de intensidade severa em SC, sul do PR e nordeste do RS (acima dos 700/1000 m em baixadas ao meio da encosta), afetará as cultivares que estiverem em florescimento/frutificação, também pode afetar as que estiverem em “balão”, especialmente as fruteiras de caroço. Risco de danos para videiras e maçãs precoces. Algumas áreas de trigo no oeste de SC e noroeste do RS que estiverem em florescimento ou mais adiantado. Evitem o plantio da safra de verão em agosto, ainda teremos frio forte até o fim do mês e primeira parte de setembro.

Dados de hoje, sujeito a alterações, acompanhem a previsão diária ; http://saojoaquimonline.com.br/climaterra/ e face; https://www.facebook.com/Climaterra-Meteorologia-e-Agronomia-619930311412125/

 

Bruno Maon Fernandes/Meteorologista.

Ronaldo Coutinho/Agrônomo

13 COMENTÁRIOS

  1. em hora ja impropria,mas ainda com tentencia de perder força ate o momento do evento climatico.pois parece previsto bloqueo atmosferico apos o evento.e ja tem perdido um pouco da força prevista desde quando apareceu ns modelos de previsao.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.