Geada no Caminhos da Neve estabelece o recorde com o Novembro que teve mais dias de geadas da história da meteorologia na região de São Joaquim e Campos de Cima da Serra

O amanhecer desta última terça-feira, dia 28 de novembro, em São Joaquim, no alto da Serra Catarinense, seria uma outra manhã peculiar de primavera, já beirando o verão se não fosse pelo fato de que os primeiros raios de luzes da alvorada brotassem no horizonte a uma temperatura de apenas 3.4ºC na altura do Caminhos da Neve, no vale do Santo Antão, com uma relva negativa trazendo minúsculos cristais de gelo em formação e lá estava mais uma surpreendente geada: a “décima primeira” do mês de novembro e que estabeleceu um recorde dos últimos 63 anos de meteorológica em São Joaquim e região.

O recorde pertencia aos anos de 2011 e 2016 que assinalaram justamente 10 geada no mês de novembro. Porém em 2017, além deste recorde, temos, pela primeira vez na história São Joaquim, um novembro mais frio que setembro na média. Setembro de 2017 foi o mais quente já registrado (16,2°C de média/Inmet) e em novembro, até hoje, temos 14,1°C de média, abaixo do normal e bem mais frio que em setembro deste ano.

Curiosidade: a média de geadas de São Joaquim no mês de novembro é de apenas 03 geada – 2017 foram 11 geadas, mais de 3 vezes o normal!

Os dados indicam que dezembro e primeira parte de janeiro tendem a ser abaixo da média na temperatura e chuva em SC.

As mínimas de SC hoje foram: 

3,4 S.Joaquim/F.Keiser
4,7 Urubici/Joel Faria
4,7 B.Jardim/Epagri
5,5 Urupema/Epagri.

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.