Santa Catarina é o único estado brasileiro que possui uma Defesa Civil equipada com antena própria para recepção direta de imagens de satélite. Instalada no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), em Florianópolis, a estrutura capta em tempo real os sinais do satélite GOES-19, sem depender de internet ou servidores externos, permitindo maior precisão e rapidez na emissão de alertas meteorológicos.
A antena foi instalada em 2018, sendo a primeira do tipo no Brasil, e desde 2025 opera com o sinal do GOES-19, o mais moderno da série. O satélite monitora a atmosfera por meio de 16 faixas de luz diferentes, permitindo identificar umidade, temperatura das nuvens, tempestades, granizo, rios atmosféricos e outros fenômenos climáticos que influenciam diretamente o tempo em Santa Catarina.
Além do satélite, a Defesa Civil conta com uma rede própria formada por quatro radares meteorológicos instalados em Lontras, Chapecó, Araranguá e Joinville, além de 172 estações hidrológicas e meteorológicas distribuídas pelo estado. Os equipamentos monitoram chuva, nível dos rios, temperatura, umidade, pressão atmosférica e ventos, com atualização de dados a cada 15 segundos.
As informações são utilizadas para elaborar previsões meteorológicas e emitir alertas à população por SMS e pelo sistema Defesa Civil Alerta, que utiliza a tecnologia Cell Broadcast. Para receber os avisos por SMS, basta enviar o CEP para o número 40199. Já o sistema Defesa Civil Alerta não exige cadastro e envia notificações automaticamente para celulares conectados às redes 4G e 5G em áreas de risco.