Editorias

NotíciasClimaterraSanta CatarinaSaúdeAgriculturaSerra Catarinense

Contato

WhatsApp: +55 49 9 9157-6299Fale com o São Joaquim Online
Agência São Joaquim Online
Redimensionador de fonteAa
Agência São Joaquim OnlineAgência São Joaquim Online
Pesquisar
  • Notícias
  • Climaterra
  • Santa Catarina
  • Saúde
  • Agricultura
  • Serra Catarinense
Siga-nos
Contato
WhatsApp: +55 49 9 9157-6299
Fale com o São Joaquim Online
- PUBLICIDADE -

Início » Notícias » Para fortalecer integração e cultura da prevenção, Santa Catarina sedia neste domingo maior simulado de desastres do Brasil

NotíciasSanta Catarina

Para fortalecer integração e cultura da prevenção, Santa Catarina sedia neste domingo maior simulado de desastres do Brasil

sjonline
Última atualização: 18 de maio de 2025 11:58
sjonline
3 min de leitura
Compartilhar

Exercício reforça a importância da cultura de prevenção de desastres no estado mais afetado por eventos extremos no Brasil 

Santa Catarina vive neste domingo, 18, um momento histórico na gestão de riscos e desastres. A Defesa Civil do Estado está realizando o maior Simulado de Desastres já coordenado no Brasil. A ação ocorre em mais de 250 municípios catarinenses e envolve cerca de 250 mil pessoas, entre moradores, lideranças comunitárias, voluntários e profissionais das esferas municipal, estadual e federal.

O 1º Simulado Geral de Gestão de Desastres segue até as 17h, com atividades que incluem evacuações simuladas, instalação de abrigos temporários, cadastro de famílias, distribuição de ajuda humanitária e ações educativas de prevenção.

Coordenado pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SPDC) e executado pelos Grupos de Ações Coordenadas (GRACs) nos municípios, o simulado conta com o apoio das Coordenadorias Regionais de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar, polícias, universidades, secretarias municipais e entidades parceiras, como o Aeroporto Internacional de Florianópolis, OGMO e Portonave.

“É um momento histórico para Santa Catarina e para o Brasil. Estamos testando nossa capacidade de resposta, fortalecendo a integração entre as instituições e, acima de tudo, promovendo a cultura da prevenção. Isso salva vidas”, destaca o Secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt.

Mais do que um exercício técnico, o simulado reforça a cultura da prevenção. Em um estado frequentemente afetado por desastres naturais, a iniciativa coloca Santa Catarina na vanguarda nacional da gestão de riscos e ações de proteção à vida.

Além de treinar equipes e orientar a população, o exercício serve como um ensaio realista para situações de emergência, permitindo revisar planos de contingência, testar sistemas de alerta e fortalecer a coordenação entre as instituições.

A data escolhida para essa grande mobilização também tem um significado especial: neste 18 de maio, a Defesa Civil de Santa Catarina completa 52 anos de atuação e celebra sua história renovando o compromisso com a prevenção, a proteção da população e a construção de comunidades mais resilientes.


Por ASCOM – Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina

Atualização

View this post on Instagram

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
MARCADO:Defesa CívilMancheteSanta Catarina
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp E-mail Copiar link Imprimir
Artigo anterior Padre se recusa a batizar bebê reborn e viraliza: “Procure um psiquiatra”
Próximo artigo Maçã Catarina celebra colheita e reforça importância econômica da maçã de Santa Catarina
Nenhum comentário Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Tempo
14°C
São Joaquim
nublado
14° _ 14°
97%
ter
23 °C
qua
16 °C
qui
21 °C
sex
23 °C
sáb
17 °C
Nos encontre nas Redes Sociais
- Publicidade -
Ad image

VEJA TAMBÉM

Notícias

Filho pedala quase 16h para cuidar de pai em abrigo de Porto Alegre; gestos de amor e gratidão

2 anos atrás
NotíciasSanta Catarina

Santa Catarina lidera ranking dos estados mais seguros e tem a Capital mais segura do Brasil

2 semanas atrás
Notícias

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 155 milhões nesta quarta

4 anos atrás
Santa Catarina

Governo do Estado apresenta proposta para reinserir leite longa vida na cesta básica

5 anos atrás

Editorias

  • Notícias
  • Climaterra
  • Santa Catarina
  • Saúde
  • Agricultura
  • Serra Catarinense

Siga o São Joaquim Online

Facebook Youtube Instagram Tiktok

WhatsApp:
+55 49 9 9157-6299

Institucional

  • Sobre o São Joaquim Online
  • Anuncie no SJO
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Expediente
  • Correções
  • Política Editorial

© 2026 São Joaquim Online — Todos os direitos reservados.

Carregando comentários...
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?