in ,

Fenatruta é a atração de destaque no Inverno da Serra Catarinense

O inverno entra na reta final – a primavera chega no dia 23 de setembro – e a Serra catarinense, que é atrativa o ano inteiro, tem nesta época motivos extras para chamar os turistas. Um deles, que se agrega às belezas naturais da região, é o Festival Nacional da Truta (Fenatruta), que oferece pratos, petiscos e iguarias da gastronomia local baseados neste peixe de água doce. A promoção é da Associação de Pousadas e Hotéis de Urubici (Pouserra) e mobiliza, até 29 de setembro, os restaurantes, bistrôs, cafés, empórios, churrascarias, pizzarias, pousadas e vinícolas de Urubici e Bom Retiro.

Entre os pratos que podem ser pedidos pelos visitantes no período do festival estão a truta em forma de filé, com cogumelos silvestres, com pinhão serrano, na telha, com nhoque de ricota, como empada, moqueca, às natas e o ravióli de truta defumada ao molho de frutas vermelhas.

 

A truta é um peixe bem adaptado a regiões montanhosas que alcançou status de produto nobre em diversos estados brasileiros. Com cerca de 700 toneladas anuais, Santa Catarina é o segundo maior produtor do país, atrás apenas de Minas Gerais. As regiões Sudeste e Sul respondem por 100% do peixe criado no país, totalizando mais de duas mil toneladas, em números atualizados em setembro de 2018 pelo IBGE. Apenas em Santa Catarina a produção de trutas cresceu 30% nos últimos sete anos, conforme dados da Associação Catarinense de Truticultores (Acatruta).

 

TURISMO PERMANENTE

O presidente da Pouserra, Antonio de Pádua Paz Andrade, destacou na abertura da Fenatruta, que o evento valoriza a conexão entre os municípios da Serra e deve ser a mola propulsora de um movimento que transformará a região num destino turístico privilegiado e permanente. “O turismo sustentável é bom para todos, dos empreendedores à população local”, disse Andrade. A vice-presidente da Pouserra, Elisa Liz, previu “um futuro ainda melhor” para a região, por causa do trabalho de empresários e gestores públicos em prol do desenvolvimento com base nos recursos naturais que esta parte do Estado oferece.

Para saber mais, acesse Facebook @pouserra e Instagram @pouserraurubici

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Van Dijk supera Cristiano Ronaldo e Messi é o 1º zagueiro a ser eleito o melhor da Europa

Epagri recebe três troféus em prêmio regional de Ecologia