Teste vocacional: 72% afirmam que o recurso ajuda no processo de escolha do futuro curso

Segundo pesquisa conduzida pela Catho Educação, 43% das pessoas buscam a ferramenta para descobrir se o resultado é igual ao curso pretendido

O índice de alunos que desistem ou trocam de curso durante a graduação chegou a 56% em 2018.  De acordo com os dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira) mais de 1 milhão de estudantes passaram por situações de instabilidades durante a vida acadêmica entre 2010 e 2015.

Um dos fatores que reflete nesses números é a incerteza na hora de escolher a carreira profissional. Conhecer as opções de curso no mercado, o autoconhecimento e conversar com pessoas que já passaram por isso podem ajudar a evitar  frustrações e arrependimentos no futuro.

Teste vocacional contribui para uma decisão mais assertiva

Dentre as ferramentas que auxiliam na escolha dos cursos está o teste vocacional, questionário que por meio de respostas aponta profissionalmente para quais áreas de formação uma pessoa tem aptidão e perfil. Segundo pesquisa conduzida pela Catho, o recurso ajuda no processo de decisão em 72% dos casos.

Realizada com 280 respondentes, o levantamento também mapeou quais os principais objetivos que levam as pessoas a buscarem o teste como ferramenta de auxílio, tais como: saber se o resultado seria igual ao curso que se pretendia fazer (43%), receber ideias de outros cursos aderentes ao perfil (33%) e não ter ideia de qual curso fazer e precisar de ajuda para a escolha (20%).

Para Fernando Gaiofatto, gerente de Catho Educação, a pesquisa reflete a importância de orientação diante de um momento tão importante: trilhar a própria carreira profissional. O gestor ainda afirma que por meio das respostas do questionário é possível reconhecer os próprios talentos, ter um leque de opções em que se identifique e assim conseguir tomar a decisão mais assertiva possível

“Diante das diversas possibilidades de cursos, bem como o bombardeio constante de informações, fica cada vez mais difícil para o jovem fazer uma escolha que traga satisfação para a vida profissional. É exatamente neste momento que o jovem pode recorrer ao teste vocacional, para verificar interesses e de que forma eles se alinham a traços da nossa personalidade”, afirma o gestor.

Baseada na Teoria das Inteligências Múltiplas – um estudo desenvolvido pelo psicólogo Howard Gardner –  o teste vocacional da Catho Educação é gratuito e identifica o perfil profissional do respondente entre oito tipos de inteligências. Por meio do recurso é possível alinhar o que se gosta de fazer, bem como as atividades que podem trazer realização pessoal e profissional, ou seja, ele auxilia na descoberta da área de maior afinidade.

Sobre a Catho

Com tecnologia de ponta, a Catho, empresa com mais de 800 colaboradores no Brasil, tem como missão mudar a vida das pessoas por meio do trabalho e carreira. Graças a uma cultura aberta à inovação e à criatividade,  a Catho tornou-se uma das melhores empresas de tecnologia para trabalhar no Brasil, segundo o Great Place to Work (GPTW).

Na empresa, diversidade e inclusão também são estimuladas e vivenciadas de verdade. Por isso, com o propósito de incluir pessoas com deficiência no mercado de trabalho, desde 2016, a Catho concede gratuidade no acesso a todas as vagas do site para profissionais com deficiência, com laudo, e reabilitados pelo INSS, abrangidos pela lei de cotas.

A Catho faz parte do grupo Seek, líder mundial em recrutamento online e considerada a companhia mais inovadora da Austrália. A Seek está presente na Bolsa de Valores da Austrália, além de atuar em países como China, Austrália, Índia, México, Indonésia, Nigéria, África do Sul, Hong Kong e Singapura.

Sobre a Catho Educação

A Catho Educação surgiu com o intuito de oferecer às pessoas capacitação educacional para que possam melhorar a sua formação e alavancar suas carreiras. Com mais de mil cursos disponíveis, a Catho Educação tem parcerias com grandes universidade e escolas de negócios e, por meio de equipe de consultores, oferecem, gratuitamente, uma assessoria da análise do perfil profissional com as oportunidades do mercado de trabalho e verifica qual é o melhor curso disponível no momento.

A Catho Educação realiza parcerias com renomadas instituições de ensino e oferece cursos de: ensino superior (cursos de 2 a 5 anos); pós-graduação / MBA; e idiomas.

POR Aline Matos

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.