
Para auxiliar no combate aos incêndios florestais no Mato Grosso do Sul, 22 bombeiros militares de diversas regiões catarinenses foram acionados e começam o deslocamento para a operação nesta sexta-feira, 2. Na manhã de sábado, 03, todas as equipes de Força-Tarefa do Corpo de Bombeiros Militar de SC (CBMSC) se reúnem no posto da Polícia Rodoviária Estadual de Francisco Beltrão, no Paraná, para iniciar o comboio até o Mato Grosso do Sul.
Os 22 bombeiros militares são dos seguintes batalhões: 2ºBBM (Curitibanos), 4ºBBM (Criciúma), 11ºBBM (Joaçaba), 12ºBBM (São Miguel do Oeste), 13ºBBM (Balneário Camboriú), 14ºBBM (Xanxerê) e 15ºBBM (Rio do Sul).
“Esses bombeiros militares irão atuar pelo período inicial de 10 dias na região do Pantanal, no município de Corumbá. Esperamos que possam contribuir e minimizar os impactos dos incêndios florestais na região”, destaca o subomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de SC (CBMSC), Coronel BM Ricardo José Steil.
Estão sendo enviadas à região cinco viaturas com kit pick-up, um caminhão e equipamentos como motosserras, mochilas costais, abafadores/batedores, facões, soprador, pinga fogo, retardante, foices, Pulaskis, mcleads, machado, enxadas, rastelos, camelbags, drone, GPS e rádios de comunicação.
Incêndios em Mato Grosso do Sul
Os incêndios florestais no Mato Grosso do Sul, que vêm ocorrendo desde o início do ano, já atingiram os três biomas do país, incluindo o Cerrado e, principalmente o Pantanal, onde apenas nele já foram consumidos cerca de 1,2 milhão hectares de área. Mesmo sendo proibida a queimada nessa época do ano, acredita-se que 90% desses incêndios são causados pelo homem. Atualmente, há uma equipe de bombeiros e policiais militares nos locais atingidos que se dedicam ao combate do fogo.
Com informações de Governo de Santa Catarina